Receita quer estender para todo o País operação contra sonegação de impostos



A Receita Federal do Brasil pretende estender para todo o País uma operação com base no Regime Especial de Fiscalização, que está sendo realizada em uma rede de supermercados de Brasília. A ação vai durar 16 dias e a Polícia Federal está de prontidão para atuar caso haja resistência do contribuinte.

De acordo com a Receita, 25 fiscais de Brasília trabalharão nas empresas neste período para observar a movimentação de mercadorias durante o horário de funcionamento dos estabelecimentos. É a primeira vez que o regime especial é aplicado no País. De acordo com Instrução Normativa RFB nº 979, de 16 de dezembro de 2009, o prazo poderá ser ampliado se houver necessidade.

Também estão envolvidas na operação a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com três procuradores, e a Secretaria de Fazenda do Governo do Distrito Federal, com oito auditores fiscais para fiscalizar o recolhimento dos tributos locais.

A operação da Receita está embasada no Artigo 33 da Lei nº 9.430 de 1996, regulamentado pela Instrução Normativa nº 979, que autoriza a aplicação de regime especial de fiscalização às empresas que resistam à fiscalização, realizem operações sujeitas à cobrança de impostos (sem a devida inscrição no cadastro de contribuintes apropriado) ou comercializem mercadorias com suspeita de irregularidade. Os tributos não pagos durante a vigência do regime serão acrescidos da multa de 150%.

Fonte:
Agência Brasil

 



14/07/2010 01:30


Artigos Relacionados


Marconi Perillo quer estender para todo o Brasil programas que implantou em Goiás

Fazenda deflagra operação contra sonegação fiscal

Receita Federal destrói 5.200 toneladas de mercadorias irregulares em todo o País

Receita destrói mais de 4 mil toneladas de mercadorias irregulares em todo o País

Inmetro inicia Operação Especial em todo o País

Receita fará megadestruição de mercadorias irregulares em todo o País nesta quinta-feira