Marconi Perillo sugere incluir Rui Barbosa e Getúlio Vargas no Livro dos Heróis da Pátria
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) apresentou dois projetos de lei para inscrição dos nomes de Rui Barbosa (PLS 107/08) e Getúlio Vargas (PLS 108/08) no Livro dos Heróis da Pátria, mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Os projetos estão tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Segundo considerou o parlamentar, a inclusão do nome do ex-presidente Getúlio Vargas é essencial para que se possa reconhecê-lo como um dos maiores líderes do Brasil. Na justificação do PLS 108/08, assinalou tratar-se "de um brasileiro que anteviu o futuro do país".
A respeito de Rui Barbosa, o senador afirmou que a inclusão do nome do político, jurisconsulto e também intelectual, membro da Academia Brasileira de Letras, "certamente contribuirá para o engrandecimento da homenagem ali prestada a expressivas figuras da nossa história".
Lançado em 7 de setembro de 1986, o Livro dos Heróis da Pátria homenageia figuras de destaque em ações de defesa da pátria. Zumbi, líder dos Quilombos dos Palmares; Alberto Santos Dumont, patrono da aviação; e Manuel Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República, são alguns dos nomes inscritos no chamado "Livro de Aço".
07/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria
CE aprova inscrição do nome de Getúlio Vargas no livro dos Heróis da Pátria
Maciel quer incluir Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Serys Slhessarenko sugere inclusão do nome de Ana Néri no Livro dos Heróis da Pátria
Projeto de Perillo para incluir Vargas no Livro será debatido pelos deputados
CE inclui Santos-Dumont no livro dos Heróis da Pátria