Projeto de Perillo para incluir Vargas no Livro será debatido pelos deputados
As únicas críticas à aprovação do projeto que inclui o nome do ex-presidente Getúlio Vargas entre os heróis da Pátria aconteceram na imprensa. Entre os integrantes da Comissão de Educação do Senado, a votação foi unânime. O PLS 107/08 de Marconi Perillo (PSDB-GO), aprovado no dia 10 passado, será agora debatido pelos deputados.
A iniciativa mereceu elogios do relator Pedro Simon (PMDB-RS), conterrâneo do gaúcho que por mais tempo governou o país (no total, quase 19 anos).
Simon acredita que o suicídio de Vargas, em 1954, evitou uma guerra civil no país, e enumera as realizações econômicas e sociais de Vargas e o seu suicídio, em 1954.
- Para o povo brasileiro, há muito tempo Getúlio já é um herói da pátria. O que nós faremos aqui é oficializar essa decisão - disse Simon, apoiado pelos senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim.
Perillo, em seu projeto, não nega a vertente polêmica da personalidade e do legado de Vargas, lembrando que ele dividiu-se entre duas feições, "a de absolutista e a de democrata". Segundo considerou o parlamentar, a inclusão do nome do ex-presidente é essencial para que se possa reconhecê-lo como um dos maiores líderes do Brasil.
- Aos que o criticaram como ditador, como administrador com poderes ilimitados, responde-se que, por suas mãos, estruturou-se um novo Estado, de cunho eminentemente nacionalista e edificador dos interesses da sociedade. Interessa, isso sim, destacar sua obra, como estadista, como defensor dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas, como herói nacional, que legou à História um indiscutível rastro de brasilidade.
Sylvio Guedes / Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
20/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marconi Perillo sugere incluir Rui Barbosa e Getúlio Vargas no Livro dos Heróis da Pátria
Voto facultativo ou obrigatório: tema será debatido pelos senadores
Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria
Projeto que institui cotas para ingresso na universidade será debatido pela terceira vez em audiência pública
Cafeteira critica alterações feitas pelos deputados no projeto que disciplina o exercício da Medicina
Projeto que regulamenta clonagem será debatido na CCT