Mares Guia quer mais vôos internacionais para o Brasil
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participou nesta quinta-feira (1o) de reunião na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para discutir a aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC) no Centro-Oeste. Mares Guia afirmou que o ministério está especialmente empenhado em aumentar o número de vôos internacionais que têm o Brasil como destino. Ele anunciou que já há novos vôos, por exemplo, ligando Brasília a Lisboa (Portugal) e o que fará a conexão entre São Paulo e Dubai, nos Emirados Árabes.
Segundo o ministro, até quatro anos atrás o Nordeste tinha menos de dez vôos internacionais semanais e agora conta com mais de 40 vôos para destinos como Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Ele também destacou o peso do turismo na economia mundial, lembrando que os recursos gerados pelo setor chegam a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, mas que, no Brasil, o turismo não passa de 3% do PIB, o que demonstra, para ele, o potencial de crescimento do setor no país.
Para demonstrar o crescimento do turismo no mundo, Mares Guia afirmou que, em 1950, cerca de 25 milhões de pessoas fizeram turismo internacional enquanto, no ano passado, 848 milhões de pessoas viajaram entre países, sendo que cinco milhões vieram ao Brasil. Ele destacou também o potencial de criação de empregos do setor de turismo. O ministro lembra que o setor garante inclusão social e gera empregos na própria região em que a pessoa vive.
- Onde há riqueza natural e cultural, há turismo. Nossa diversidade cultural e natural nos dá a possibilidade de incrementar o turismo no Brasil no tamanho de nossos sonhos - disse.
O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, que também participou da audiência, afirmou que desenvolvimento regional e turismo andam de mãos dadas. Na opinião do ministro, o turismo é um dos setores mais importantes da economia e o Brasil precisa usar esse potencial para promover desenvolvimento regional, lembrando que as regiões que mais precisam de atenção são as que mais oferecem oportunidades naturais para exploração turística.
Na audiência, o senador José Maranhão (PMDB-PB) pediu investimentos em infra-estrutura na Paraíba, o que considera fundamental para garantir o desenvolvimento do turismo na região. Walfrido dos Mares Guia afirmou que dois aeroportos internacionais deverão ser construídos no Nordeste, em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), e deverão contribuir para integrar o Nordeste não só ao Brasil, mas ao mundo.
-Tenho confiança de que os dois aeroportos vão sair com rapidez, uma vez que estão previstos no PAC - afirmou, destacando que o aeroporto a ser construído no Rio Grande do Norte terá condições de receber aviões de grande porte, com capacidade para até 600 passageiros.
O ministro destacou que o foco nos aeroportos não deve ser apenas na infra-estrutura aeroportuária, mas também na qualidade e regularidade dos serviços prestados pelos funcionários que trabalham neles.
- Temos de ter vinte e sete aeroportos da melhor qualidade e os passageiros têm de estar satisfeitos - disse.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) sugeriu que a administração da Infraero seja transferida para o Ministério do Turismo. Walfrido dos Mares Guia concordou que o ministério deveria ter, pelo menos, participação na administração desse órgão.
01/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores defendem mais ligação entre Brasil e África, incluindo vôos internacionais
Para Tião Viana, saída de Mares Guia não compromete votação da CPMF
Mantega e Mares Guia discutem CPMF com líderes
Cinzas de vulcão chileno prejudicam voos internacionais no Brasil
Raupp diz que vai discutir com Mares Guia volta de Rondeau ao Ministério
José Agripino quer esclarecimentos da Anac sobre liberdade tarifária em voos internacionais