Maria do Carmo alerta para destruição do São Francisco e defende criação de camarão no Nordeste
A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) alertou nesta quinta-feira (6) para o grau de destruição do Rio São Francisco. Citando documentário transmitido por emissora de televisão, a senadora referiu-se a inspeção no rio feita pelo Ministério Público que constatou o desaparecimento de 80 córregos e três dos 16 principais afluentes.
- O Velho Chico, como carinhosamente nós nordestinos tratamos o Rio São Francisco, segue numa agonia crescente - disse Maria do Carmo, lamentando a contaminação do rio pela exploração de minérios, desmatamento de suas margens e despejo de esgotos sem tratamento.
Sobrevoando o rio em ultraleves, a equipe comandada pelos procuradores constatou que há cursos d"água secos transformando-se em estradas. E o programa mostrou também o drama da população ribeirinha, que vê aos poucos ser destruída a sua fonte de sobrevivência.
A senadora condenou a -lentidão e a incompetência dos governos-, que debatem o problema em excesso, sem adotar medidas concretas para salvar o rio. Maria do Carmo advertiu para o risco de transferir água do São Francisco para outros rios, sem que ele seja recuperado.
Camarão
A criação de camarões em cativeiro foi lembrada pela senadora Maria do Carmo como uma importante alternativa econômica para o Nordeste. Beneficiando-se do clima quente e do alto grau de salinidade da água, o negócio do camarão está crescendo na região, destacando-se o estado do Ceará, que nos sete primeiros meses deste ano vendeu US$ 45 milhões do produto, principalmente para a Europa. O pronunciamento de Maria do Carmo foi apoiado pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).
06/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maria do Carmo defende criadores de camarão do Nordeste
MARIA DO CARMO ALERTA PARA PERIGOS DA TRANSPOSIÇÃO DO S. FRANCISCO
PARA MARIA DO CARMO, PESCA DO CAMARÃO PODE GERAR EMPREGOS
Proposta de Maria do Carmo autoriza a criação da Universidade Federal do Baixo São Francisco
Marco Maciel alerta para destruição do São Francisco e defende esforço para preservação ambiental
Maria do Carmo defende reforço da vazão e revitalização do Rio São Francisco