Marco Maciel alerta para destruição do São Francisco e defende esforço para preservação ambiental



Preocupado com o crescente assoreamento do rio São Francisco, o senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu, em discurso nesta sexta-feira (16), uma reflexão sobre a necessidade de ações mais efetivas para proteção dos recursos hídricos no Brasil. O parlamentar leu da tribuna artigo publicado na terça-feira (13) pelo jornal Correio Braziliense, no qual o desembargador federal Lázaro Guimarães, do Tribunal Regional Federal de Pernambuco, mostra o processo de destruição do "rio da integração nacional".

No artigo, Guimarães ressalta que "o Atlântico penetra no Velho Chico e saliniza suas águas. Peixes de água salgada são encontrados a dezenas de quilômetros no leito do rio". Mostra ainda que, nos últimos 40 anos, o rio São Francisco perdeu 40% do volume de água e que, a cada ano, "são lançadas 18 milhões de toneladas de areia e terra no seu leito, infestado por esgotos domésticos e industriais e todo tipo de dejetos".

- As observações feitas pelo desembargador federal Lázaro Guimarães nos leva à constatação sobre o agravamento da questão da sustentabilidade no mundo e sobretudo no Brasil. Em nosso país, com seu extenso território, as decisões, quer dos governos estaduais ou do governo federal, não são devidamente observadas - avaliou ele.

O senador lembrou que o país concentra 12% da água doce do planeta e defendeu uma ação firme de governos e da sociedade na preservação ambiental.

- Está na hora de darmos um alerta para que a situação não continue a se agravar e para que possamos preservar nossa riqueza e aproveitar também os diferentes biomas que marcam o espaço territorial brasileiro - finalizou.



16/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo alerta para destruição do São Francisco e defende criação de camarão no Nordeste

Marco Maciel defende a criação de áreas de preservação oceânicas

Marco Maciel destaca importância do Brasil na preservação da água

Marco Maciel alerta para aumento da carga tributária e diz que o Brasil é o vice-campeão mundial em impostos

Marco Maciel defende mais autonomia para municípios

Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia