Maria do Carmo: China cresce porque "nem conhece o FMI"
A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) manifestou esperança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volte da China convencido de que crescimento econômico não provoca inflação, -como tanto se teme em alguns setores do Brasil-.
Ela citou artigo do economista Paulo Nogueira Batista, publicado no final da última semana, onde ele afirma que os chineses repudiaram as -teses carcomidas do Consenso de Washington- e que o Fundo Monetário Internacional -nunca apitou por lá-. Aliás, conforme a senadora, a China -nem conhece o FMI-. Assim, eles adotaram políticas de desenvolvimento com correção de desigualdades regionais, conseguindo transformar 170 milhões de pessoas miseráveis em classe média em 18 anos.
- Aqui, o que vemos? O governo fechou a Sudene, levado pelo escândalo da Sudam. Depois, o presidente Lula viu que se tratava de um erro e, em cerimônia na cidade de Fortaleza, assinou o projeto de sua recriação. No entanto, acho que nem ele sabia que o projeto não prevê verbas estáveis para a nova Sudene - afirmou Maria do Carmo.
Assim, não há acordo entre governo e os parlamentares sobre a nova Sudene. -O projeto continua como um cadáver insepulto na Câmara dos Deputados-, afirmou. Disse ainda que todas as sugestões de financiamento estável para a Sudene, levadas à equipe econômica, são descartadas.
A senadora de Sergipe sugeriu que o governo aceite uma idéia parecida com o antigo Finor (Fundo de Financiamento do Nordeste), mas evitando erros do passado. Exemplo: os empresários que aplicassem no novo Finor, com incentivos fiscais, não teriam mais o poder de escolher as empresas beneficiadas. Uma adaptação simples, na opinião de Maria do Carmo, mas com poder de superar o impasse a que se chegou.
26/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Desigualdade cai no Brasil porque renda cresce no Nordeste, apontam especialistas
Cerca de 95% da população conhece a Lei Maria da Penha, diz pesquisa do Ipea
Maria do Carmo homenageia Aracaju
MARIA DO CARMO APELA A GOVERNADOR
Maria do Carmo presta homenagem à Maçonaria
Maria do Carmo critica extinção da Sudene