Maria do Carmo cobra mais atenção ao idoso



A comemoração do Dia Nacional do Idoso nesta sexta-feira (dia 27) foi lembrada pela senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) com preocupação. Ela cobrou das autoridades federais e estaduais mais atenção para com as pessoas com mais de 65 anos de idade, ressaltando a necessidade de ações que melhorem a qualidade de vida desses cidadãos.

­- Uma das maiores conquistas deste século foi a ampliação do tempo de vida. Agora é hora de se adicionar qualidade a estes anos a mais que serão vividos, promovendo a integração e o respeito ao cidadão acima de 65 anos - defendeu Maria do Carmo.

A senadora cobrou mais empenho do Executivo sergipano e nacional na criação de espaços de desenvolvimento do idoso, a exemplo das universidades da Terceira Idade. Aos parlamentares, Maria do Carmo pediu a aprovação de leis que facilitem a integração à sociedade dos maiores de 65 anos. A senadora solicitou atenção especial à proposta de emenda à Constituição (PEC) 07/2000, que garante aos idosos acesso gratuito à Justiça.

Ao destacar o crescimento da população de idosos em todo o planeta e especialmente no Brasil, que deverá ocupar em 2025 a sexta posição em número de cidadãos na terceira idade, Maria do Carmo acentuou o tratamento inadequado que ainda é dado pelo país a essas pessoas.

- Dos 18 milhões de aposentados e pensionistas, 12 milhões recebem o equivalente ao salário mínimo, tendo que se sustentar com essa quantia claramente insuficiente e, muitas vezes, arcar com o sustento de outros membros da família - ressaltou a senadora.

Maria do Carmo apontou, no entanto, conquista importante neste ano - a criação, em 13 de maio, do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Ela disse esperar que o órgão contribua para a implementação de políticas e práticas que melhorem a condição da terceira idade no Brasil.



26/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo participa do lançamento da política estadual do idoso, em Sergipe

MARIA DO CARMO COBRA DECISÃO POLÍTICA PARA SECA NORDESTINA

Maria do Carmo cobra do governo uma firme decisão política contra a crise do setor elétrico

MARIA DO CARMO REIVINDICA JUROS MAIS BAIXOS

Maria do Carmo pede ao BNDES mais apoio ao Sergipe

Maria do Carmo quer mais respeito para professor de Sergipe