Maria do Carmo contesta informações de Ideli Salvatti
A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) afirmou não serem verdadeiras as informações dadas pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ao Plenário nesta terça-feira (27), sobre a ajuda do governo federal ao estado de Sergipe, castigado por fortes chuvas neste mês.
- Ela listou uma série de providências que o governo federal havia tomado com relação a Sergipe. Mas lamento informar que não há nenhuma dessas providências efetivadas. Foi o governo do estado que teve de bancar toda a assistência emergencial às três cidades do estado que estão isoladas da capital, Poço Redondo, Porto da Folha e Canindé, extremamente prejudicadas pelas chuvas - afirmou a senadora.
De acordo com Maria do Carmo, o Exército iniciou no dia anterior a instalação de sete pontes móveis, contratadas pelo governo do estado. Ela elogiou a rapidez dos militares em atender à solicitação do governo sergipano e acrescentou que o governador João Alves deve inaugurar as pontes móveis no próximo domingo (1º), restabelecendo o acesso da capital para várias cidades e também para o estado de Alagoas.
Maria do Carmo relatou que o governo estadual encaminhou várias expedientes, primeiro para a Defesa Civil do governo federal e, posteriormente, ao Ministério da Integração Nacional. As mesmas instâncias foram provocadas, semana passada, pela bancada federal de Sergipe, mas o estado não obteve qualquer resultado.
- É lamentável que o governo federal não tenha tido a sensibilidade nem de responder a um telefonema do governo de Sergipe - protestou.
A parlamentar por Sergipe confirmou as denúncias feitas no dia anterior pelo senador Almeida Lima (PDT-SE) e lamentou o tratamento que o governo federal vem dando ao estado, como também o pronunciamento da colega. Lembrou que o governador é do PFL, mas a distinção partidária não pode ser feita, uma vez que é a população sergipana que sofre.
- Sergipe é um estado pobre que não pode arcar com o que está fazendo: colocou à disposição dessas cidades quatro ou cinco helicópteros alugados para transportar pessoas para os hospitais em Aracaju. É uma situação de muita preocupação e o governo federal deve ter a sensibilidade de saber que ali há um povo brasileiro, não é um povo só do PT - disse.
27/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pavan contesta afirmações de Ideli Salvatti sobre duplicação da BR-101
FPE e 'royalties' são prioridades, diz Ideli Salvatti
CMO adia votação de convite a Ideli Salvatti
Ideli Salvatti defende mudanças na Lei do Inquilinato
Ideli Salvatti: acordo com o FMI prejudica Mercosul
Ideli Salvatti comemora pavimentação de trecho da BR-282