Maria do Carmo critica gerenciamento dos recursos hídricos pelo governo
Ao lamentar a gestão do governo Luiz Inácio Lula da Silva dos recursos hídricos do país, a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) disse que, "se o governo federal der condições à Agência Nacional de Águas (ANA) para que ela gerencie o planejamento dos usos de nossos recursos hídricos e apóie as ações de educação, conservação e recuperação dos mananciais, estaremos garantindo que nossos filhos e netos vivam sem o fantasma do racionamento".
Segundo a senadora por Sergipe, até o orçamento anual da ANA, que em 2003 equivalia a 28% do montante destinado ao Ministério do Meio Ambiente, foi reduzido este ano para 16%. Em reais, significa que os recursos do órgão encolheram de 180 para 76 milhões. Maria do Carmo acrescentou que o orçamento do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) também despencou de R$ 80 milhões, em 2003, para R$ 2 milhões, em 2004.
Outro grave erro que o governo federal está cometendo na condução do gerenciamento dos recursos hídricos do país, na avaliação da senadora, é com relação à falta de investimento na educação para que as pessoas possam conviver com as restrições hídricas que o futuro poderá exigir. Ela defendeu a mobilização de escolas, sindicatos, associações e toda a coletividade para que não seja preciso uma ameaça de racionamento, como ocorreu, em 2001, com a energia elétrica.
Na avaliação de Maria do Carmo, diferentemente da energia elétrica, que pode funcionar como um sistema interligado, uma crise de abastecimento de água causaria maiores transtornos, já que é difícil a transferência de recursos hídricos para lugares mais distantes de 40 ou 50 quilômetros do local onde eles se encontram naturalmente.
26/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maria do Carmo critica insensibilidade do governo de SE na greve dos professores
Maria do Carmo critica governo por situação das escolas públicas
Maria do Carmo critica governo federal por não cumprir acordos com os governadores
Maria do Carmo critica Executivo e diz que governo de Sergipe enfrentou sozinho drama das enchentes
TV Senado discute o gerenciamento dos recursos hídricos
ANA promove seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos