Maria do Carmo critica insensibilidade do governo de SE na greve dos professores



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) criticou a insensibilidade do governo do seu estado no episódio da greve dos professores que, paralisados há duas semanas, encontram-se, segundo afirmou, em uma situação desesperadora. Os professores reivindicam melhoria salarial, um plano de carreira - segundo a senadora prometido desde 96 e ainda não enviado à Assembléia Legislativa - e o retorno do desconto da contribuição sindical.

- Já faz meio mês que 315 mil alunos estão sem aulas, modificando a rotina de mais de um milhão de pessoas - afirmou a senadora, ressaltando que a situação não sensibilizou o governador Albano Franco ou o secretário de Educação, Nilson Socorro.

Segundo Maria do Carmo, após cinco horas de debates e reuniões na última terça-feira, "o máximo que o magistério colheu foram ameaças". Ela classificou de autoritária a atitude do governo, que "faz o que quer e envia o plano de carreira que deseja, sem em nada democratizar suas decisões".

A senadora acusou o governo de falta de bom senso e de adotar atitude errôneas, salientando que o próprio líder do PSDB em Sergipe, deputado estadual Jorge Araújo classificou a atitude do governo como equivocada.

Maria do Carmo perguntou se o governador Albano Franco, com a suspensão do desconto da contribuição sindical, acreditava que, ao tirar o direito de organização democraticamente conseguido pela categoria, iria desmobilizá-la.

A senadora registrou que, na tentativa de terem suas reivindicações atendidas, um grupo de 22 dois professores chegaram a fazer uma greve de fome por 48 horas, na última semana. Ela manifestou a esperança de que a pressão popular seja suficiente para apontar o caminho correto ao governo de Sergipe "fazendo com que se criem as condições favoráveis ao diálogo e ao entendimento".

01/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo critica governo por situação das escolas públicas

Maria do Carmo critica governo federal por não cumprir acordos com os governadores

Maria do Carmo critica gerenciamento dos recursos hídricos pelo governo

Maria do Carmo critica Executivo e diz que governo de Sergipe enfrentou sozinho drama das enchentes

MARIA DO CARMO REIVINDICA MELHORES SALÁRIOS PARA PROFESSORES

Maria do Carmo critica extinção da Sudene