Maria do Carmo critica governo por situação das escolas públicas
Ao lembrar os resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) criticou nesta quarta-feira (14) o governo federal pela situação das escolas públicas do país. Ela declarou que a qualidade do ensino dessas instituições já foi bem superior à das escolas privadas.
- O presidente da República não toma as providências mínimas para corrigir tamanho descalabro - disse ela, acrescentado que "hoje a escola pública se encontra em situação desesperadora".
A parlamentar ressaltou ainda que uma porcentagem muito pequena dos alunos egressos das escolas públicas - cerca de 8%, segundo ela - é aprovada nas universidades federais ou nas estaduais de renome. E que, quando eles conseguem ingressar nessas instituições, a grande maioria o faz em cursos com pouco demanda, que não propiciam boas oportunidades no mercado de trabalho.
Maria do Carmo afirmou também que a massificação do ensino foi um processo necessário, mas que causou uma progressiva queda na qualidade do ensino. Isso, de acordo com ela, fez com que "a classe média afastasse seus filhos da escola pública".
- Ora, quando nós, filhos da classe média, estudávamos nas escolas públicas, nossos pais tinham poder de pressão sobre o governo. Tenho certeza, por exemplo, de que a maioria dos integrantes do Senado estudou em escolas públicas - afirmou ela ao defender a necessidade de pressionar o governo federal por medidas de melhoria do ensino.
14/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maria do Carmo critica insensibilidade do governo de SE na greve dos professores
Maria do Carmo critica governo federal por não cumprir acordos com os governadores
Maria do Carmo critica gerenciamento dos recursos hídricos pelo governo
Maria do Carmo critica Executivo e diz que governo de Sergipe enfrentou sozinho drama das enchentes
Para Maria do Carmo, situação das delegacias da mulher é deprimente
MARIA DO CARMO PEDE REFLEXÃO SOBRE SITUAÇÃO DA MULHER