MARIA DO CARMO CRITICA PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
Lembrando que o assunto diz respeito à sobrevivência de 45 milhões de nordestinos e às futuras gerações de habitantes da região, a senadora afirmou que o projeto do ministério apresenta, em sua nova versão, apenas "mudanças cosméticas" com melhorias superficiais para o rio. "Retirar água do São Francisco como se encontra agora, ou submetê-lo à revitalização superficial, não será solução", decretou.
Maria do Carmo apontou erros na condução do processo de transposição, que conforme reforçou "responde ao anseio de milhões de nordestinos para melhor convivência com a seca cíclica que afeta a região". Para a senadora, o ministério da Integração Nacional não está ouvindo de maneira apropriada a opinião de técnicos, especialistas e estudiosos do Rio São Francisco.
A senadora disse ainda que a atitude do governo em relação à questão é no mínimo "incoseqüente, precipitada, imprudente e perigosamente apressada, a ponto de poder conduzir a desastres ecológicos". Por esse motivo, Maria do Carmo conclamou o Senado a assumir o papel de encaminhador das grandes questões nacionais e não ficar omisso nesse grave processo.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RO) disse que na região Norte a situação é mais grave porque muitas vezes as pessoas do governo que cuidam dessas regiões nunca visitam as localidades. Mozarildo criticou também a falta de atenção que tecnocratas do governo concedem a estudiosos, técnicos e políticos oriundos da região.
03/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARIA DO CARMO ALERTA PARA PERIGOS DA TRANSPOSIÇÃO DO S. FRANCISCO
SÃO FRANCISCO DEVE SER REVITALIZADO ANTES DA TRANSPOSIÇÃO, DIZ MARIA DO CARMO
Maria do Carmo defende revitalização do rio São Francisco antes da transposição de águas
MARIA DO CARMO DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS
Maria do Carmo defende reforço da vazão e revitalização do Rio São Francisco
Maria do Carmo elogia reportagem da "Folha de S. Paulo" sobre o São Francisco