Maria do Carmo defende melhorias para idosos
A passagem do Dia do Idoso, comemorado no dia 27 de setembro, levou a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) a reivindicar maior atuação das autoridades federais e estaduais em prol dos cidadãos com mais de 65 anos. Após a conquista da longevidade pela população brasileira, Maria do Carmo diz que a preocupação agora deve ser adicionar qualidade aos anos a mais que serão vividos, promovendo-se a integração social e o respeito ao idoso.
Conforme informou, o Brasil será o sexto país do mundo em número de cidadãos na terceira idade no ano de 2025. Não obstante o crescimento desse contingente populacional, Maria do Carmo lamenta que dos 18 milhões de aposentados e pensionistas brasileiros 12 milhões recebam apenas um salário mínimo por mês, -um valor claramente insuficiente para quem, além de seus gastos rotineiros, deve preocupar-se com a compra de remédios e, muitas vezes, com o sustento de outros membros da família-.
Apesar dos avanços ainda demandados, a senadora por Sergipe afirma que o ano de 2002 será lembrado pela criação do Conselho Nacional do Idoso, instituído pelo Decreto nº 4227, o qual considera um marco na defesa dos direitos dos cidadãos na terceira idade. Sua expectativa é de que a instituição contribua de forma especial para a implementação de políticas e práticas que melhorem a condição dessa faixa da população.
Outras iniciativas que podem concorrer para a melhoria da qualidade de vida do idoso, segundo comentou, são a criação de espaços de desenvolvimento social, como as universidades da terceira idade, e a aprovação de leis que facilitem a inserção dos maiores de 65 anos na sociedade. Um exemplo é a proposta de emenda à Constituição nº 7, de 2000, que garante aos idosos, entre outros benefícios, a gratuidade no acesso à Justiça.
01/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARIA DO CARMO DEFENDE NOVA LEI PARA EVITAR USO DA MÁQUINA NAS ELEIÇÕES
Maria do Carmo alerta para destruição do São Francisco e defende criação de camarão no Nordeste
MARIA DO CARMO DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS
Maria do Carmo defende investimentos em educação
Flexa Ribeiro defende melhorias na Lei Maria da Penha
MARIA DO CARMO DEFENDE SIMPLIFICAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO