Maria do Carmo pede que Ibama libere produção de camarão em Sergipe



A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) apelou nesta quarta-feira (17) em Plenário para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) libere as autorizações necessárias para 50 projetos de criação de camarão em Sergipe e não suspenda a autorização dada a 20 projetos já em andamento. Segundo a senadora, a produção de camarão em cativeiro - conhecida como carcinicultura - tem o potencial de se transformar em um grande gerador de emprego e renda no estado e no Nordeste, importante para o desenvolvimento sustentável da região.

- Peço que o Ministério do Meio Ambiente e, especialmente, o Ibama esclareçam de pronto a questão ecológica pendente, para que, além do respeito ao meio ambiente, se proceda o respeito ao ser humano, que poderá, por meio da carnicicultura, obter melhores condições de vida e contribuir para o bem de sua família e de sua comunidade - declarou a senadora, que pediu informações ao Ibama, mas ainda não obteve resposta.

Maria do Carmo pediu ainda que a Secretaria Especial da Pesca ofereça incentivos, facilitando o acesso dos pequenos produtores à atividade. Segundo ela, o Nordeste é uma das regiões mais adequadas para a criação de camarões, já que, por conta do clima, pode produzir o ano inteiro, sem interrupções. A carcinicultura, afirmou a senadora, também oferece vagas para desempregados de pouca qualificação e baixa escolaridade.

- O cultivo do crustáceo no Brasil não pára de crescer e já deixou para trás outras nações com mais tradição na atividade. As regiões mais adequadas para essa atividade são exatamente as que mais sofrem com a desigualdade regional brasileira - informou Maria do Carmo.

De acordo com a senadora, 80% da produção brasileira é de cativeiro, o que evita a diminuição da população do crustáceo no mar, sem produzir desequilíbrio ecológico. Maria do Carmo citou matéria publicada pela revista Época desta semana que destaca a criação do camarão como uma das atividades que mais cresce no agronegócio nacional, transformando o Brasil em um dos mais eficientes produtores do mundo.

- Esse é um grande nicho de mercado e estados como o Rio Grande do Norte e Pernambuco já têm indústrias altamente desenvolvidas. O Brasil pode, por meio do Nordeste, se tornar em um grande produtor, uma forma de elevar a oferta de emprego - afirmou.



17/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo pede socorro para populações de Sergipe

Maria do Carmo pede ao BNDES mais apoio ao Sergipe

Maria do Carmo defende criadores de camarão do Nordeste

PARA MARIA DO CARMO, PESCA DO CAMARÃO PODE GERAR EMPREGOS

Maria do Carmo alerta para destruição do São Francisco e defende criação de camarão no Nordeste

MARIA DO CARMO PROPÕE PROJETO DE IRRIGAÇÃO EM SERGIPE