Maria do Carmo pede socorro para populações de Sergipe



Em nome da bancada de Sergipe, a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) pediu ao governo federal socorro às populações desabrigadas no estado, em função da quantidade inusitada de chuvas que caíram nas últimas semanas. Depois do socorro emergencial virá a fase mais difícil e onerosa, a da recuperação de moradias e estradas destruídas, lembrou.

A senadora destacou que o governo estadual, na medida de seus recursos escassos, com helicópteros vem ajudando as pessoas ilhadas e atendendo emergências, além de distribuir mantimentos e agasalhos nos abrigos improvisados em escolas e associações. "Mas ainda não se viu no estado qualquer iniciativa federal de socorro aos desabrigados", protestou.

A única exceção veio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), empresa de economia mista que colocou recursos próprios no atendimento às populações desabrigadas, informou a senadora.

Maria do Carmo conclamou o governo federal a organizar um mutirão de solidariedade para enviar mantimentos, agasalhos e remédios aos estados do Nordeste castigados pelo excesso de chuvas. Muitos brasileiros já manifestaram disposição para colaborar, mas falta organizar essa ajuda e fazê-la chegar aos necessitados. "Até mesmo água potável está faltando em alguns locais", observou.

Na opinião da senadora, somente com ajuda federal será possível reconstruir estradas, pontes e moradias.

- Esta na hora de reverter a situação crônica de concentração de recursos nas regiões Sul e Sudeste, para socorrer o Nordeste - defendeu.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo pede ao BNDES mais apoio ao Sergipe

Maria do Carmo pede que Ibama libere produção de camarão em Sergipe

Maria do Carmo quer isenção de multas para veículos que prestam socorro

Maria do Carmo quer mais respeito para professor de Sergipe

Mão Santa pede socorro urgente para populações flageladas do Piauí

MARIA DO CARMO PROPÕE PROJETO DE IRRIGAÇÃO EM SERGIPE