MARIA DO CARMO REIVINDICA MELHORES SALÁRIOS PARA PROFESSORES
Para a senadora, o governo federal, embora venha envidando esforços para melhorar a qualidade do ensino, precisa investir mais em educação. Além de melhorar fisicamente as escolas, aperfeiçoar os currículos e evitar a evasão escolar, é preciso apoiar, valorizar, qualificar e remunerar condignamente os professores, disse a senadora, "pois a seus cuidados está a parte mais preciosa do tesouro nacional, que é a formação dos nossos jovens".
Maria do Carmo afirmou que os quadros docentes do país ressentem-se de qualificação e remuneração, lembrando que ainda são elevados os índices de professores não habilitados - sem curso superior completo - no primeiro grau, e que a maioria percebe menos de um salário mínimo. Ela acrescentou que, apesar de as faculdades e escolas estarem formando mais professores a cada ano, a baixa remuneração vem estimulando a evasão de docentes para outras atividades de maiores salários.
A senadora por Sergipe afirmou que, para superarmos nossas dificuldades e erradicar a pobreza no país, são necessários investimentos maciços em educação, porque, há um consenso nacional de que aí está a raiz do problema.
- O processo de marginalização começa nos bancos escolares, tanto na falta de condições para as famílias enviarem seus filhos a escola, quanto na evasão prematura de crianças que abandonam o ensino para trabalhar mais cedo, num círculo vicioso difícil de romper - frisou Maria do Carmo.
21/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa defende melhores salários para professores
Rollemberg defende melhores salários para professores universitários
Augusto Botelho defende melhores salários para professores
MARIA DO CARMO REIVINDICA JUROS MAIS BAIXOS
Maria do Carmo critica insensibilidade do governo de SE na greve dos professores
Geovani Borges defende melhores salários para os médicos