Marina defende cooperação como forma superior de relacionamento humano



Com base no livro Bio Mimetismo, escrito pela bióloga norte americana Janine Benyus, a senadora Marina Silva (PT-AC) fez uma reflexão sobre a necessidade de mudança no padrão de relacionamento entre os seres humanos e destes com o meio ambiente. Marina disse que o mundo está vivendo o início de uma nova era, onde o que conta é a capacidade de gerar conhecimento a partir de duas ferramentas: a tecnologia e a informação. Segundo a bióloga, explicou a senadora, existem 32 bilhões de espécies no planeta que têm formas próprias de se relacionar, como o mutualismo, o parasitismo, a coexistência e a competição.

- A forma superior de relacionamento, almejada por todas as espécies, é o mutualismo. A pior forma de relacionamento é a competição. A lógica humana incentiva a competição como forma de se superar e melhorar o desempenho nas várias atividades. Hoje, poderíamos estar um pouquinho mais evoluídos se optássemos pelo mutualismo. De todas as partes da natureza, nós somos a única que pode decidir o que fazer, como vamos nos relacionar com os demais - assinalou.

Marina apresentou apostila editada por um conjunto de associações de prefeitos e vereadores, universidades e outras entidades abordando a ética na esfera municipal. Ela disse ter solicitado permissão para reproduzir a apostila no Senado e distribuir em escolas de segundo grau. A senadora citou trecho escrito por Leonardo Boff sobre a ética, em que decifra o significado dessa palavra como "a morada humana" e "tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente, sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda".

26/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande defende diálogo como forma de solucionar conflitos na Bolívia

Magno Malta defende prevenção como forma de combate ao 'crack'

Patriota defende fim de diferenças sociais como forma de controlar Aids no mundo

Ana Rita defende voto aberto no Legislativo como forma de controle social

Valadares defende redução da CPMF como forma de garantir a reforma tributária

Valadares defende redução da CPMF como forma de garantir a reforma tributária