MARINA DIZ QUE ACRE PODERÁ TER APOIO DO BID PARA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias,dará apoio a projetos de desenvolvimento sustentável para o Acre e para a Amazônia. A afirmação foi feita hoje (dia 4) pela senadora Marina Silva (PT-AC), ao registrar recente visita que fez a Iglesias na sede do BID, em Washington. Marina disse que a viagem teve o objetivo de viabilizar parceria entre aquele organismo internacional e o governo acreano para execução de projetos sócio-econômicos regionais.
Marina Silva diz que com o apoio do BID e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Acre poderá se tornar uma referência no que se refere a desenvolvimento sustentável, expandindo os programas que forem executados naquele estado para toda a Amazônia. Ela se reportou-se ao projeto denominado Plano de Desenvolvimento do Vale dos Rios Acre e Purus (Prodesap), já conhecido pelo BID, que, segundo avalia, "poderá mudar a história do Acre nos próximos quatro anos". Para sua execução, segundo explicou, seriam necessários investimentos de US$ 300 milhões.
Pela proposta, elaborada por uma articulação de 14 municípios, segundo a senadora, poderiam ser gerados 40 mil empregos estruturais por meio da modernização do extrativismo, da pequena agricultura e do incentivo à pecuária, obedecendo-se as tendências ambientalistas que preservem a população local e os recursos naturais. Na opinião de Marina Silva, a execução deste projeto seria a solução para um estado pobre, cuja economia é inexistente uma vez que depende apenas dos recursos pagos ao funcionalismo.
CHICO MENDES
Marina Silva disse ainda que a visita que fez a Iglesias homenageia os dez anos da ida do seringueiro Chico Mendes ao mesmo BID, quando alertou ao presidente da entidade sobre os perigos do desenvolvimento predatório na Amazônia e apresentou sugestões de programas desenvolvimentistas integrados ao meio ambiente. Naquela ocasião, recordou, Chico Mendes foi caluniado e hostilizado por um grupo que se sentiu prejudicado com as denúncias do seringueiro ao organismo internacional.
- Hoje precisamos que o BID seja nosso parceiro nessa experiência, que será mundialmente visível, pois o mundo inteiro busca o que estamos prestes a realizar num cantinho da Amazônia. Agora,podemos executar aquilo que traz bons resultados. Com isso, estaremos, ainda neste final de milênio, resgatando uma dívida da humanidade para com os sonhadores e visionários de todos os tempos, tornando realidade o sonho de Chico Mendes depois de dez anos de sacrifício - acrescentou. Marina esteve na sede da instituição em companhia do candidato do PT ao governo do seu estado, Jorge Viana.
04/08/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina Silva destaca Programa de Combate à Pobreza no Acre
MARINA SILVA ANUNCIA PROGRAMA DE COMBATE À POBREZA NO ACRE
MARINA DESTACA ESFORÇOS PARA MORALIZAR O ACRE
MARINA SILVA DEFENDE ÁREA DE DE LIVRE COMÉRCIO PARA O ACRE
MARINA SILVA DENUNCIA PLANO PARA MATAR PADRE NO ACRE
MARINA RELATA ELEIÇÕES NO ACRE