Marina faz apelo para solução de conflitos em terras indígenas



A senadora Marina Silva (PT-AC) fez um apelo nesta quarta-feira (31) para que o Congresso e o Ministério da Justiça atuem na busca de uma solução para os conflitos nas terras indígenas, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul e da Bahia. A senadora defendeu a criação de uma comissão do Senado para tratar do assunto.

Marina Silva disse que foi procurada há uma semana pelos povos Kaiowá e Guarani da região de Dourados, em Mato Grosso do Sul, que vieram a Brasília buscar um entendimento com as autoridades. No dia 16 eles foram expulsos pela polícia da fazenda Brasília, onde viviam há dois anos de comum acordo com o proprietário.

A ação policial ocorreu em cumprimento a duas ordens de despejo, que ignoraram o fato de os índios aguardarem há dois anos que a Funai publique o relatório de delimitação da terra, informou Marina. A senadora disse que está comprovado que as terras pertenciam aos índios até 1953, quando foi invadida por fazendeiros. A mesma situação, observou, é sentida pelos Pataxós Hã-Hã-Hãe na Bahia, que também estão decididos a permanecer em suas terras.

A senadora informou que as principais reivindicações da comunidade indígena são o deslocamento da Polícia Federal para as regiões em conflito, no sentido de evitar mais violência, a retomada pela Funai da identificação das áreas indígenas e a presença de representantes da instituição nessas áreas para realizar negociações.

Em aparte, o senador Paulo Souto (PFL-BA) esclareceu que a situação na Bahia é aflitiva tanto para os índios quanto para os pequenos proprietários.

Em seu discurso, Marina elogiou a reportagem "Guerra Brasileira" da jornalista Ana Beatriz Magno, publicada no Correio Braziliense no domingo, que aponta as semelhanças entre o que ocorre com grande parte do povo brasileiro e o povo afegão, também castigado pela seca.

31/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Solução de conflitos em terras indígenas terá maior presença do governo, garante Ministro da Justiça

Ministério debate portaria para solução dos conflitos indígenas

Paulo Elifas pede solução para conflitos indígenas

Senadores apontam soluções para conflitos em terras indígenas

Ruben Figueiró cobra solução para conflitos entre produtores e indígenas

Presidente da Funai reúne-se com senadores para discutir conflitos na demarcação de terras indígenas