Senadores apontam soluções para conflitos em terras indígenas



Durante a discussão da questão fundiária em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta quinta-feira (12), o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) defendeu que decisões sobre reservas indígenas sejam tomadas em escalões mais altos do governo, como a Presidência da República ou o Senado, e não por órgãos menores, como a Fundação Nacional do Índio (Funai). O senador defendeu ainda que os índios sejam ouvidos sobre a questão e lembrou que na reserva Raposa-Serra do Sol, a ser homologada em Roraima, há conflitos entre membros de etnias diferentes.

O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) afirmou que o problema de discutir historicamente o território indígena é esquecer os 170 milhões de brasileiros não índios, muitos passando até fome. "Se formos fazer reservas com interpretações puramente antropológicas, devolveremos o país todo aos índios, como era em 1500", afirmou. O senador acredita que o movimento de ocupação de terras pelos indígenas que vem ocorrendo em Mato Grosso do Sul é uma "revolução absoluta pela força", uma escola de "bandidagem".

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) destacou ter lutado pela criação da reserva Ianomâmi no Norte do país, mas disse que a situação na Raposa-Serra do Sol em Roraima é muito diferente. Antes da criação da reserva Ianomâmi os índios do local viviam isolados e havia homogeneidade étnica. Já na Raposa-Serra do Sol, onde o senador esteve recentemente, os índios são aculturados, há miscigenação, cidades e existem grupos étnicos hostis uns aos outros. Além disso, destacou, um parque nacional será incorporado à área da reserva e sua preservação deixa de ser garantida, observou Jefferson.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que a questão é complexa, mas destacou a importância de encontrar uma saída pacífica para os problemas nos dois estados. O senador defendeu que o governo indenize os proprietários que perderem suas terras em regiões transformadas em reservas, algo que a legislação não permite atualmente. O senador Siba Machado (PT-AC) também pediu a negociação pacífica e o resgate de questões territoriais históricas. O senador Delcídio Amaral (PT-MS) é mais um que destacou a importância de encontrar uma situação harmônica para o problema. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou que é preciso encontrar uma solução final para a questão.



12/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Funai reúne-se com senadores para discutir conflitos na demarcação de terras indígenas

MJ debate portaria para soluções dos conflitos indígenas

Marina faz apelo para solução de conflitos em terras indígenas

Solução de conflitos em terras indígenas terá maior presença do governo, garante Ministro da Justiça

Senadores discutem demarcação de terras indígenas

Presidente da Funai debate demarcações de terras indígenas com senadores