Marina pede a Lula veto de artigos da MP que regulariza terras na Amazônia



A senadora Marina Silva (PT-AC) enviou uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo o veto de três artigos da medida provisória (MP) que regulariza terras na Amazônia. A matéria foi aprovada ontem no Senado - sob a forma de um projeto de lei de conversão - e será enviada ao presidente para sanção.

VEJA MAIS

Marina Silva disse que um dos objetivos dos vetos é impedir que "aqueles que promovem grilagem de terras e colocam prepostos [laranjas] para cuidar dessas áreas possam agora regularizá-las". Outro objetivo, ressaltou ela, é garantir que a vistoria - "o instrumento mais importante de controle do processo de regularização fundiária" - seja aplicada inclusive para as terras com até quatro módulos fiscais. Ela argumenta que, da forma como a proposta foi aprovada, as áreas com até quatro módulos fiscais, "que também apresentam problemas", ficariam livres da vistoria. Além disso, os vetos também visam limitar a regularização de terras para pessoas jurídicas que sejam proprietárias de outras propriedades rurais.

Ao ser questionada sobre os possíveis impactos da MP sobre o meio ambiente e sobre a Amazônia, a senadora declarou que o texto, da forma como foi aprovado, "representa um imenso retrocesso".

Ontem, durante a votação da matéria, Marina Silva afirmou que um dos riscos é que "aqueles que cometeram o crime de apropriação de terras públicas, os grileiros, sejam anistiados e confundidos com posseiros de boa fé".

Mais informações a seguir



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina pede que Lula vete três artigos da MP da Amazônia

Marina: Senado tem responsabilidade de corrigir MP que regulariza terras na Amazônia

Greenpeace critica MP que regulariza terras na Amazônia

Mozarildo comemora aprovação de MP que regulariza terras na Amazônia

Plenário analisa MP que regulariza ocupação de terras na Amazônia

Plenário analisa MP que regulariza ocupação de terras na Amazônia