Plenário analisa MP que regulariza ocupação de terras na Amazônia
Começou no Plenário do Senado a discussão sobre o projeto de lei de conversão 9/09, proveniente da medida provisória 458/2009, que trata da regularização fundiária das ocupações em terras da União localizadas na Amazônia Legal. O PLV permite que a União transfira, sem licitação, terrenos de sua propriedade naquela região, com até 1.500 hectares (15 km²), aos que detinham posses das áreas antes de 1º de dezembro de 2004.
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou seu relatório sobre a matéria, propondo a aprovação do texto da forma como veio da Câmara, com pequenas correções redacionais. Na avaliação da relatora, o projeto representa um passo importante para a questão fundiária na região.
Já a senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, se manifestou contrariamente à aprovação do texto. Para ela, o PLV regulariza a grilagem de mais de 60 milhões de hectares na Amazônia. Durante a discussão da admissibilidade do PLV, ela criticou o uso de uma medida provisória para tratar de um assunto polêmico como a regularização fundiária daquela região.
Mais informações a seguir
03/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário analisa MP que regulariza ocupação de terras na Amazônia
Greenpeace critica MP que regulariza terras na Amazônia
Mozarildo comemora aprovação de MP que regulariza terras na Amazônia
Marina: Senado tem responsabilidade de corrigir MP que regulariza terras na Amazônia
Marina pede a Lula veto de artigos da MP que regulariza terras na Amazônia
Lei regulariza terras ocupadas por quilombolas na Bahia