MARINA PEDE "AÇÃO ENÉRGICA" DE COVAS PARA POR FIM À ONDA DE VIOLÊNCIA NA FEBEM



A senadora Marina Silva (PT-AC) cobrou do governador de São Paulo, Mário Covas, ações enérgicas para pôr fim à onda de violência na Febem. Lembrando afirmação do governador de que a solução do problema não depende de dinheiro, a senadora pediu que ele apresente saídas criativas e concretas "para dar um basta às brutalidades e aos atos de selvageria que vêm chocando todo o país". :
Marina Silva ressaltou que o fracasso do modelo das instituições que abrigam menores infratores não é um problema de São Paulo, mas de todo o país. Na opinião da senadora, chegou o momento de se pensar em novas fórmulas de atendimento a esses menores, e em ações estruturais de combate à pobreza e à criminalidade infantil. :
Para a senadora, o sistema adotado pela Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) está caduco e não preenche as mínimas condições de atendimento aos menores infratores. :
- É um sistema perverso, criado para depositar menores em verdadeiras lixeiras humanas - avaliou. :
Marina sugeriu a criação de um novo modelo de casas de recuperação de menores infratores, destacando a necessidade de separação dos internos de acordo com o grau de periculosidade. Os novos centros teriam cursos profissionalizantes, atendimento psicoterápico e todos os meios necessários para alcançar o objetivo de retirá-los da marginalidade social. :
A senadora afirmou, ainda, que o problema poderá ter solução ou ser minimizado quando for estabelecida uma política de geração de empregos e de adoção de programas de amparo às famílias carentes. :
- Enquanto tais providências não vêm, o jeito é torcer para que o governador de São Paulo encontre uma saída para o problema da Febem paulista que sirva de exemplo para todo o país - afirmou. :
O senador Pedro Simon (PMDB-RS), em aparte, disse que "a Febem já deu o que tinha de dar" como instituição de recuperação de menores. Ele sugeriu que o governador Mário Covas construa casas para os menores nas cidades do interior e feche a Febem. :
Também em aparte, o senador Amir Lando (PMDB-RO) disse que os episódios da Febem de São Paulo são "um escândalo e uma vergonha nacional", que só poderão ter solução quando o país combater as causas da miséria. A senadora Maria do Carmo (PFL-SE) afirmou que o desamparo à família carente é a causa da marginalização dos menores, que se transformam em infratores.

29/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede ação enérgica contra abusos dos planos de saúde

ÍNDIOS VISITAM MARINA SILVA E PEDEM AÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA

Simon pede ação conjunta para acabar com a violência no Rio

Arthur Virgílio pede ação do governo federal para enfrentar violência em Alagoas

Brasil defende desmilitarização da Síria para interromper a onda de violência

PARA TEBET, ESSA É A MAIOR ONDA DE VIOLÊNCIA A QUE O BRASIL JÁ ASSISTIU