MARINA PEDE PROTEÇÃO PARA PRIMO DE CHICO MENDES, PREFEITO DE XAPURI



A senadora Marina Silva (PT-AC) informou hoje (dia 24) ao plenário que pediu ao ministro da Justiça, Iris Rezende, proteção para o prefeito de Xapuri (AC), Júlio Barbosa, primo do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado há alguns anos.

-Júlio Barbosa, que também é seringueiro, vem sofrendo ameaças, junto com três secretários. Um deles foi espancado. Eles são ameaçados porque estão fazendo uma boa administração - afirmou.

Marina Silva disse que "as ameaças são uma articulação do próprio presidente da Câmara, que é funcionário do Ibama", e contra quem "existem inúmeras denúnciasde que foi conivente com desmatamentos irregulares, em parceria com os familiares do assassino de Chico Mendes". Citou ainda "setores do PMDB e do PPB, inconformados com a vitória" eleitoral do prefeito do PT, como participantes da "orquestração" destinada a perseguir o prefeito.

Ela lembrou que o prefeito encontrou, ao tomar posse, os salários dos funcionários atrasados em sete meses e hoje o pagamento está em dia. Disse que Júlio Barbosa cumpriu uma determinação judicial para demitir todos servidores contratados de forma irregular pelas administrações passadas de Xapuri. Por causa disso, "uma verdadeira arruaça vem sendo praticada no município" para desestabilizar a administração local.



24/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA PROPÕE NOME DE CHICO MENDES PARA AEROPORTO DE RIO BRANCO

MARINA CONSIDERA PREMATURO REGIME SEMI-ABERTO PARA ASSASSINO DE CHICO MENDES

MARINA: "NÃO ACEITO QUE SE MANCHE A HONRA DE CHICO MENDES'

MARINA QUER CHICO MENDES NO "LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"

JUCÁ PEDE PROTEÇÃO PARA PREFEITO EM RORAIMA

Jorge Viana pede compromisso com os ideais de Chico Mendes