Marina: Rio +10 deve servir para implementação efetiva da Agenda 21



A senadora Marina Silva (PT-AC) disse esperar que com a Rio + 10 - Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece em Johannesburg, África do Sul, sob organização da ONU - as decisões da Agenda 21, resultante da Eco 92 realizada no Rio de Janeiro, possam ser efetivamente implantadas e que as questões ambiental e social possam ser analisadas em novas bases.

Mas Marina acredita não haver mais espaço para discussão de grandes teses.

- É necessário implementar o que resultou da Eco 92 e ampliar as ações, realizando a junção da problemática ambiental com a social, pois as duas andam juntas - argumentou.

A senadora lastimou, entretanto, que os Estados Unidos, principal emissor de CO2 na atmosfera, não tenha ratificado até agora o Protocolo de Kyoto, documento que estabelece metas de redução de gases poluentes pelos países, e a Convenção da Biodiversidade, segundo a qual deve haver rateio entre os países dos custos e benefícios da exploração e conservação da biodiversidade, cabendo aos mais ricos arcar com a maior parte do necessário à preservação. Marina também considerou negativo o fato de o presidente George W. Bush não comparecer à Rio + 10.

A posição brasileira nesse processo também recebeu críticas de Marina. Na avaliação da senadora, o Brasil poderia estar liderando as discussões no que se refere à biodiversidade, dada a situação privilegiada do país nesse aspecto. Para Marina, contudo, a medida provisória em vigor sobre o assunto é ineficiente e o correto teria sido a aprovação de lei específica regulando o acesso à biodiversidade. A senadora é autora de um projeto com esse propósito.

Embora considere que desde a Eco 92 os países adotaram uma posição refratária a questões ambientais, a senadora acredita ter havido avanços, que ela atribui à participação da sociedade e à conscientização de que a solução dos problemas ambientais e sociais deve ser efetivada conjuntamente.




27/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia Internacional da Água deve servir para reflexão, dizem senadores

Dia Internacional da Água deve servir para reflexão, dizem senadores

HOMENAGEM DEVE SERVIR DE ESTÍMULO PARA O TRABALHO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS, DIZ ACM

Amir Lando diz que Dia da Criança deve servir como data para reflexão

Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições

Avanço educacional da China deve servir de exemplo para o Brasil, diz Raupp