Avanço educacional da China deve servir de exemplo para o Brasil, diz Raupp



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse, nesta terça-feira (24), que o Brasil deve voltar seus olhos para a revolução educacional promovida pela China e para as conseqüências dos investimentos nesse setor sobre o crescimento do país.

Raupp lembrou que, há pouco tempo, a China não era uma nação muito diferente do Brasil no contexto da economia mundial. Agora, no entanto, graças, segundo ele, ao "sucesso da interação entre universidades e empresas", o Produto Interno Bruto (PIB) chinês é de US$ 1,97 trilhão (três vezes o tamanho do PIB brasileiro), com expectativa de crescimento de 9,4%, o que o colocará o país atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Alemanha.

- A China investe bilhões de dólares para transformar o ensino superior do país no melhor do mundo, e já começa a saborear os resultados. A Universidade de Beijing [nome atual da capital Pequim] é a primeirada Ásia e a 15a do planeta, ultrapassando, pela primeira vez na história, a universidade de Tóquio - disse o senador.

De acordo com Raupp, na área de pesquisa e desenvolvimento, a China pretende ampliar os investimentos dos atuais 1,44% do PIB para 2,5% do PIB até 2020, segundo estudo publicado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado sob o título O Caminho para o Desenvolvimento Pacífico da China.

- Não tenho dúvidas de que as iniciativas adotadas pela China representarão um grande diferencial competitivo no mundo globalizado, e seu exemplo serve para nossa reflexão, pois é prova da importância do investimento em educação, ciência e tecnologia - afirmou o parlamentar.

Valdir Raupp informou ainda que, neste mês de outubro, o governo chinês, junto com a Embaixada da China no Brasil e a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), estão lançando, em São Paulo, a China Education Exhibition 2006, primeira feira universitária e cultural do país realizada na América Latina, com a participação de mais de 40 instituições de ensino superior chinesas. A feira tem por principal objetivo promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

24/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições

Exemplo do Brasil no combate à pobreza poderá servir de referência para o Bird

Imigração pacífica deve servir de exemplo a outros países, diz José Nery

Machado de Assis deve servir de exemplo aos jovens brasileiros, diz João Pedro

Vanessa Grazziotin cita investimento da China em pesquisa como exemplo para o Brasil

Determinação e paixão de ACM devem servir de exemplo, diz Jarbas Vasconcelos