Marina Silva convida Renan para Conferência da Biodiversidade
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quinta-feira (9) da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, convite para participar da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que acontecerá em Curitiba, neste mês.
A ministra argumentou que esse evento, que reunirá 188 países, é o maior já realizado sobre meio ambiente desde a Eco Rio-92. Marina informou também a Renan que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá a conferência, que contará com centenas de ministros, vindos de todas as partes do mundo.
Indagada sobre o embaraço criado no Senado com o veto do presidente da República a dispositivos da Lei de Gestão de Florestas Públicas aprovados pelos senadores, a ministra sustentou que não houve quebra de compromisso pelo governo.
- O que havia sido acertado com os líderes é que o projeto tramitaria o mais rapidamente possível. Ficou estabelecido que o Senado aprovaria o projeto como oriundo da Câmara, sem emendas, e que o senador Jefferson Péres (PDT-AM) apresentaria um projeto paralelo. Infelizmente, esse acordo não foi cumprido, as emendas foram apresentadas em Plenário. A quebra de compromisso foi não ter apresentado o projeto paralelo. Mas o mais importante é que o Legislativo ofereceu à sociedade uma importante ferramenta de proteção das florestas e combate à grilagem e que os aperfeiçoamentos ainda podem ser encaminhados via projeto paralelo.
09/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
THIAGO DE MELLO CONVIDA MARINA SILVA PARA CONFERÊNCIA SOBRE A AMAZÔNIA
Marina Silva debate preservação da biodiversidade em encontro preparatório para a Rio +10
Marina Silva anuncia audiência pública para debater o acesso à biodiversidade
MARINA SILVA PEDE INSTALAÇÃO DE COMISSÃO QUE VAI TRATAR DA BIODIVERSIDADE
Osmar Dias pede a Marina Silva que não reapresente projeto sobre biodiversidade
Marina Silva fala sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em conferência de Direito Internacional