Marina Silva espera decisão justa do STF sobre demarcação de área indígena
A senadora Marina Silva (PT-AC) disse que espera uma decisão justa e coerente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (27), sobre a demarcação da área indígena conhecida como Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ela assinalou que a decisão deve obedecer à lei e levar em conta a imensa dívida que o Brasil tem com os povos indígenas.
Marina Silva lembrou, em discurso nesta terça-feira (26), que a Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciou em 1977 o processo de demarcação dessa área indígena, que foi delimitada em 1993. A demarcação sofreu diversas contestações na Justiça em sucessivos governos, até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de homologação da terra indígena. Todos os processos e as liminares que questionavam a demarcação foram então extintos pelo STF, que avocou para si a competência exclusiva sobre a matéria.
A senadora rebateu alguns argumentos utilizados para questionar a demarcação da Raposa Serra do Sol. Marina Silva justificou o tamanho da área indígena (46% do território de Roraima), citando a densidade populacional do estado (0,57 habitante/km²) e comparando a área restante (121 mil km²) com o tamanho de outros estados, como Sergipe (21,9 mil km²), Alagoas (27,7 mil km²) e Paraíba (56,4 mil km²). Para ela, dizer que Roraima é inviável por conta da Raposa Serra do Sol seria o mesmo que dar argumento e fundamento para que o estado volte à condição de território.
- Os doze mil europeus que aqui chegaram viraram cento e noventa milhões. Os cinco milhões de índios que aqui existiam, se transformaram em quinhentos mil. E ainda tem gente que advoga ter muita terra para poucos índios. Não tem cabimento que os cento e noventa milhões se sintam ameaçados pelos quinhentos mil indígenas, que são brasileiros, são o nosso povo - afirmou.
26/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli espera que Marina Silva reconsidere decisão de se demitir
MARINA SILVA COBRA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL
João Pedro espera que STF decida pela demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol
Augusto Botelho critica demarcação de área indígena de forma contínua
Marina Silva defende elaboração de agenda para discutir questão indígena
Marina Silva espera que Estados Unidos não vinguem atentados terroristas