MARINA SILVA LASTIMA DISCRIMINAÇÃO DA MULHER



A senadora Marina Silva (PT-AC) lamentou hoje (dia 10), durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a herança cultural que limitou o espaço da mulher na sociedade, excluindo-a das possibilidades da história. Em sua opinião, a humanidade privilegiou o patriarcado na história da arte, das religiões e em todos os aspectos da vida, daí por que hoje são necessárias tantas datas comemorativas de eventos, quando o núcleo comum a ser celebrado é o ser humano.

Conforme a senadora, nossa herança cultural celebra o dia do índio, da mulher, da criança, da consciência negra, entre outros, negligenciando a razão dessa pulverização. No seu entender, talvez a explicação para isso seja a necessidade de ter-se um dia dedicado à mulher. "Talvez isso seja o marco entre o que devia nos fazer inteiros e nos faz separados", analisou ainda a senadora.

Marina Silva considerou injusta a exigência social de que as mulheres sejam belas, altruístas, capazes de renúncia e sofrimento, e citou Caetano Veloso para sustentar que "precisamos parar de achar feio aquilo que não é espelho". Ela pregou o fim das diferenças entre homens e mulheres e, ao lembrar a lei que fixou cotas para que as mulheres se candidatem a cargos eletivos, disse que o propósito não foi o de discriminar o sexo oposto.

- Se, daqui a alguns anos, tivermos de fazer cotas para que os homens participem da vida pública, teremos fracassado. Nosso grande desafio é marchar por inteiro e não excluir como fomos excluídas - observou.

Ela louvou a contribuição das mulheres no Parlamento brasileiro, dizendo que essa é uma colaboração diferenciada, voltada mais para a construção dos consensos do que para as disputas.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) a aparteou para dizer que em Marina da Silva ele podia "homenagear todas as mulheres no seu dia". O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também aparteou para lastimar que o governo de Fernando Henrique Cardoso não tenha mulheres nos ministérios. E osenador Pedro Simon (PMDB-SP) comentou que fica muito mal o governo não ter uma só mulher no ministério.



10/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa denuncia desmatamento no Piauí e diz que Marina Silva "é uma lástima"

Marina Silva registra Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial

MARINA SILVA HOMENAGEIA "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

Marina Silva afirma que mulher não quer ser igual ao homem

MARINA SILVA CRITICA VIOLÊNCIA SOCIAL CONTRA A MULHER

Marina Silva se licencia do Senado