Mão Santa denuncia desmatamento no Piauí e diz que Marina Silva "é uma lástima"
O senador Mão Santa denunciou nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a ocorrência de um grande desmatamento no sul do Piauí. Ele disse que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, "é uma lástima" e pediu perdão por ter ajudado a eleger o atual governador do Piauí, Wellington Dias, do PT, o qual, para o senador, é o responsável pelo maior desmatamento do Nordeste.
De acordo com Mão Santa, 70 mil hectares de floresta estão virando "hectares de carvão".
- Ajude a salvar a Serra Vermelha. O futuro da região depende da sua participação - afirmou.
O parlamentar listou as organizações que estão denunciando o desmatamento: Fundação Cultural Raízes do Piauí; Fundação Nogueira Tapety; Velho Monge; Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag); Fundação Museu do Homem Americano; Sindicato dos Jornalistas do Piauí; Projeto Ambiente-se; ONG Nova Consciência; Sociedade Formigas; Revista Com Ciência Ambiental; Gráfica Ribeiro; Museu de Zoologia da USP; DGT Filmes; Fundação Movimento Ecológico; Clube dos Amigos do Velho Monge; e Instituto Visão Futuro do Piauí.
- Conforme documento, o aloprado governador do estado fez um decreto isentando os impostos da empresa JB Carbon às vésperas das eleições [de 2006]. Segundo os biólogos, os ambientalistas, trata-se de uma fronteira onde há cerrado, caatinga e também a Floresta Amazônica. Essa é a maior diversidade biológica existente no Piauí, mas estão queimando, torrando, transformando essa área em carvão. E o pior: o governo do PT concedeu isenção por dez anos. Não sobra nem dinheiro para imposto. É um empresário rico do Rio de Janeiro. A maior biodiversidade está-se transformando em deserto - denunciou.
Em seu pronunciamento, Mão Santa também disse concordar com um articulista do jornal Diário do Piauí, que o classificou como uma voz solitária de oposição dentro do PMDB. O senador disse que esse papel também foi interpretado por Joaquim Nabuco, quando defendeu o fim da escravidão no Brasil.
05/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa denuncia desmatamento no sul do Piauí
MARINA SILVA LASTIMA DISCRIMINAÇÃO DA MULHER
Marina Silva alerta para crescimento do desmatamento na Amazônia
Marina Silva comenta notícias sobre aumento do desmatamento na Amazônia
Marina Silva considera retrocesso modificações a decreto contra desmatamento
MARINA SILVA DENUNCIA CONFINAMENTO DE ÍNDIOS NA BAHIA