Marinho diz que busca melhorar gestão do Ministério da Previdência



Durante sessão em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado - 24 de janeiro -, nesta terça-feira (26), o ministro da Previdência e Assistência Social, Luiz Marinho, destacou as principais linhas de atuação do ministério: aperfeiçoamento de gestão, combate à fraude e melhoria na forma de tratar os aposentados. O ministro afirmou que compareceu à sessão especial para "prestar homenagem aos aposentados e aposentadas brasileiros".

Marinho relatou que, quando assumiu a pasta, teve a impressão de que o ministério estava "largado e descuidado por décadas". Seu primeiro movimento foi no sentido de diminuir as filas de pessoas que procuram serviços do setor. Nesse sentido, informou que trabalha na criação de um sistema de agendamento rápido e em tempo razoável para atender a quem busca a Previdência.

O ministro também defendeu a realização de concursos públicos para aumentar o número de servidores da Previdência e, conseqüentemente, melhorar o atendimento aos pensionistas e aposentados. Marinho lembrou ainda que a Polícia Federal vem desbaratando quadrilhas de fraudadores da Previdência, que estão sendo presos, mas disse ser preciso ainda "blindar o sistema para evitar novas fraudes".

Sobre o que chamou de "distorção salarial", o ministro afirmou que apóia a aprovação do projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que trata do reajuste salarial de aposentados (PLS 58/03), "desde que a proposta destine receita para o pagamento dos reajustes".

- Aprovar por aprovar pode não resolver a questão. Precisamos agir com responsabilidade no processo - disse.

26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Previdência estabelece metas de gestão para Previdência Complementar

Força tarefa da Previdência, Polícia e Ministério Público Federal faz busca em MG

Ornelas presta contas de sua gestão no Ministério da Previdência

Projeto do governo busca melhorar qualidade do biodiesel

MEC busca estabelecer parcerias para melhorar a educação profissional

Pesquisa da Unicamp busca melhorar desempenho dos goleiros de futebol