Marinor se solidariza com bombeiros do Rio de Janeiro




A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) manifestou, nesta segunda-feira (6), solidariedade aos bombeiros militares do Rio de Janeiro, que em meio a protestos por melhor remuneração e condição de trabalho, chegaram a invadir um quartel da corporação. De acordo com ela, a retomada do quartel pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) só não resultou em uma chacina porque parlamentares de seu partido intermediaram a situação.

- A tropa entrou com a disposição de matar, de render a qualquer custo os que estavam lá - afirmou a parlamentar.

O quartel foi desocupado pelo Bope depois de ter sido invadido pelos bombeiros, durante uma manifestação que realizavam pela cidade.

A representante paraense no Senado afirmou que os parlamentares do PSOL "devem estar solidários com aqueles que lutam por direitos", onde quer que haja perseguição, violência e injustiça.

Marinor Brito disse ter conversado longamente com a deputada estadual Janira Rocha, de seu partido, que relatou a violência sofrida pelos bombeiros. De acordo com a deputada estadual, a violência foi cometida a mando direto do governador do estado, Sérgio Cabral.

A senadora afirmou que os bombeiros militares estão humilhados pelos mais baixos salários pagos a esses servidores em todo o país e as condições precárias de suas unidades e equipamentos. Disse que o governador não pode alegar desconhecer a situação, já que lideranças da categoria "vinham tentando há muito tempo" estabelecer um processo de negociação para elevação do piso da categoria, de R$ 950 para R$ 2 mil.

Marinor também criticou meios de comunicação por culparem os bombeiros, ao chamá-los de "baderneiros, incitadores da revolta e da desordem e outras sandices".



06/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marinor Brito se solidariza com servidores públicos

Marinor Brito se solidariza com povo japonês e demonstra preocupação com risco nuclear

Cristovam se solidariza com Rio de Janeiro por perda de dinheiro do pré-sal

CCJ aprova anistia a bombeiros do Rio de Janeiro

Lindbergh propõe anistia a bombeiros do Rio de Janeiro

Senado aprova projeto que anistia os bombeiros do Rio de Janeiro