Mário Couto acusa governo de mentir sobre a situação da economia do país



O senador Mário Couto (PSDB-PA) acusou o governo federal de mentir ao povo brasileiro sobre o crescimento econômico do país. Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador chamou a atenção para a promessa de um “espetáculo de crescimento” ante os números do ano passado, de 2,7% de crescimento do produto interno bruto (PIB).

- Há poucos dias o governo petista anunciou o crescimento do PIB um pouco mais de 2%, quando se propalava dentro do governo um crescimento acima de 6%. O governo petista é assim, o governo petista mente, o governo petista diz que no Brasil não tem inflação. E a família brasileira compra o feijão com mais de 50% [de aumento], a carne com mais de 50% [de aumento], os serviços acima de 20% [de aumento].

O senador apontou a crise na indústria e comparou a situação do Brasil com a vivida pela Argentina, onde o governo tem sido acusado de maquiar índices oficiais de inflação e de crescimento econômico.

- Estamos caminhando para sermos uma Argentina, que tanto mentiu ao seu povo e perdeu totalmente a credibilidade. O governo petista mente descaradamente. O ministro [Guido] Mantega ontem ficou pálido, quando eu disse a ele que era uma mentira o que se diz ao povo com referência à inflação brasileira – criticou, referindo-se à exposição do ministro da Fazenda na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (13).

Florence e Pimentel

 

O parlamentar mencionou a queda de mais um ministro no governo Dilma Rousseff, desta vez Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário. Em seu lugar, assumiu Pepe Vargas (PT-RS). E lembrou que o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por fraude em licitação pública quando prefeito de Belo Horizonte.

- Agora mesmo saiu devagarinho, na câmera lenta, o ministro Afonso Florence, para que ninguém soubesse. É mais um. Esse aí sai de mansinho para que ninguém aqui [no Senado] pudesse falar de sua saída. Outro [Fernando Pimentel], é denunciado pela Procuradoria Geral da República, metido em corrupção. O governo bate recorde em corrupção, e o dinheiro do povo brasileiro sai pelo ralo, e o PT mente – acusou.

Jucá

Mário Couto foi irônico ao comentar a troca de liderança do governo pela presidente da República, Dilma Rousseff. Para o lugar de Romero Jucá (PMDB-RR), foi indicado o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

- Dilma é má. E ela é má porque há poucos dias o governo perdeu uma votação aqui. Sabe o que ela fez? Mandou imediatamente tirar o Romero Jucá da liderança do governo. Sai Romero, tu ‘vai’ sair é hoje...



14/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto acusa governo por irregularidades em obras

Mário Couto lamenta situação da saúde no país

Mário Couto acusa governo de má vontade com aposentados do INSS

Mário Couto acusa governo federal de tentar retirar poderes do MP e do STF

Mário Couto acusa governo federal de falta de interesse na reforma política

Jarbas conclama a oposição a enfrentar o governo e acusa Lula de mentir para o povo