Mário Couto acusa ingerência do Executivo no Legislativo



O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou, nesta quinta-feira (13), declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa e disse que a ingerência do Executivo nas atividades do Legislativo prejudica a democracia. Segundo afirmou, essa interferência se torna possível com a distribuição de cargos em órgãos do governo e estatais aos parlamentares da base aliada.

- Falaram tanto em mensalão! Não podia ter mensalão, mensalão é isso, mensalão é aquilo. E agora, o que é isso, quando o presidente da República vai à imprensa e diz que ele já deu cargo para todo mundo e que ele quer o voto? Democracia? Troca de favores é democracia? Troca de interesses é democracia? - questionou.

Mário Couto avaliou que o trabalho do Legislativo também é prejudicado pela edição excessiva de medidas provisórias pelo Executivo, classificadas por ele como "medidas de ditadura". O parlamentar avaliou como "um ato impositivo do governo" a aprovação pelo Senado, na madrugada desta quarta-feira (12), do projeto de lei de conversão (PLV 2/08) que alterou a medida provisória (MP 398/07) de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela gestão da TV Brasil.

- É como o governo diz: eu mando para lá o que quiser e eles têm que aprovar. Não tem mais por que senador se preocupar em fazer projetos de lei. Não tem mais por que senador se preocupar com a nação brasileira. Não tem mais por que senador se preocupar com aposentados - protestou.



13/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo acusa Executivo de "usurpar prerrogativas do Legislativo"

Mário Couto acusa Lula de tentar desmoralizar STF

Mário Couto acusa governo por irregularidades em obras

Mário Couto acusa governadora de Pará de má gestão

Mário Couto acusa prefeito de Salinas (PA) de desvio de verbas

Mário Couto acusa governo de má vontade com aposentados do INSS