Mário Couto ameaça obstruir MPs da crise se governo não resolver aumento dos aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA), líder do Bloco da Minoria, anunciou que pretende iniciar na próxima semana uma obstrução às votações no Senado caso o governo não "dê algum sinal" sobre o projeto, em tramitação na Câmara, que concede aos aposentados do INSS os mesmos reajustes do salário mínimo.

- Não podemos deixar que se votem as medidas provisórias da crise financeira [MPs 442 e 443/08] se o governo não informar o que pretende fazer com os aposentados - afirmou.

Pouco antes, Mário Couto e outros senadores estiveram com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, quando solicitaram que conversasse com o presidente da Câmara em favor do projeto que reajusta as aposentadorias, já aprovado pelo Senado.

Garibaldi Alves informou a Mário Couto que conseguiu marcar com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, audiência com os senadores que defendem mais diretamente os direitos dos aposentados, o que deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (29). Nessa audiência, o ministro informará a posição do governo sobre o reajuste dos aposentados.

Em resposta, o senador Mário Couto disse que irá à audiência, juntamente com o senador Paulo Paim (PT-RS). O próprio Paim informou que o governo não está ouvindo "o clamor" de 26 milhões de aposentados. Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu que os senadores coloquem na mesma negociação uma saída para os aposentados da Varig (fundo Aerus). Disse que a Advocacia Geral da União já se manifestou no sentido de que o governo federal deve ajudar a cobrir as aposentadorias de ex-funcionários da Varig.

O líder do Democratas, José Agripino (RN), apoiou a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados, lembrando que os senadores de seu partido votaram favoravelmente ao projeto que dá aos aposentados do INSS os mesmos reajustes do salário mínimo. Agripino lamentou que "o governo do PT coloque em vigésimo plano" os reajustes dos aposentados.



28/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto anuncia que PSDB e DEM vão obstruir votações se Câmara não votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto ameaça denunciar deputados contrários a projetos em favor de aposentados

Mário Couto comemora aumento aos aposentados

Mário Couto: Lula mente quando fala sobre aumento a aposentados

Mário Couto: governo humilha os aposentados

Deputado ameaça obstruir votação do orçamento se presidente Dilma não ouvir aposentados