Mário Couto comemora aumento aos aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA) comemorou em plenário, nesta quarta-feira (16), a sanção do projeto que concedeu 7,72% de reajuste às aposentadorias e pensões da previdência superiores ao salário mínimo. O senador lamentou, porém, que o presidente Lula tenha vetado a extinção do Fator Previdenciário , que havia sido incluída na medida provisória original, depois transformada em Projeto de Lei de Conversão.

- Foi uma vitória de todos os senadores e dos deputados federais. Aconselhado por alguns ministros a vetar a medida provisória, o presidente preferiu dar o aumento aos aposentados. Não sei se o presidente lula temeu a época eleitoral; prefiro achar que não - disse.

Na avaliação de Mário Couto, o presidente Lula teria cedido às pressões do Congresso Nacional, que, durante longo tempo, pronunciou-se em defesa dos aposentados. Porém, o parlamentar criticou o ministro da fazenda, Guido Mantega, que, segundo ele, teria ameaçado cortar emendas parlamentares para compensar os gastos com o aumento dos aposentados.

Pré-sal

Mário Couto também lamentou que alguns parlamentares tenham votado contra a emenda simon durante a análise dos projetos relativos ao pré-sal . A emenda determina a distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e prevê que a união deve ressarcir os estados produtores pelas perdas decorrentes.

- Vi senadores da república, que são colocados aqui neste plenário pelos seus estados, votarem contra seus estados. Eu vi. Porque não podem desobedecer às ordens do rei, por que se o fizerem, ele corta todos os seus benefícios e eles não sobrevivem politicamente - disse, referindo-se ao governo.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) agradeceu o apoio que recebeu de Mário Couto na luta pelos aposentados. Também em aparte o senador Mão Santa (PSC-PI) afirmou que quem paga a aposentadoria é o próprio trabalhador, e não o governo ou a Previdência Social.



16/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto ameaça obstruir MPs da crise se governo não resolver aumento dos aposentados

Mário Couto: Lula mente quando fala sobre aumento a aposentados

Mário Couto comemora decisão da Câmara de votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto defende aposentados

Mário Couto: 'Mais uma vez enganaram os aposentados'

Mário Couto: governo humilha os aposentados