Segurança pública do Pará está um caos, afirma Mário Couto
O senador Mário Couto (PSDB-PA) afirmou nesta segunda-feira (29) que a segurança pública do estado do Pará enfrenta atualmente uma situação caótica. O senador citou um episódio recente para ilustrar o caos na segurança paraense: dois policiais foram assaltados e jogados em um canal de esgoto em Belém, no último fim de semana.
- A condição é precária, a violência é extrema e a governadora não toma nenhuma providência - afirmou Mário Couto, creditando à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, a responsabilidade pela crescente violência no estado.
O senador disse que as forças policiais do Pará enfrentam problemas como a falta de armamentos, baixas remunerações e poucos postos policiais em atividade. Como exemplo do que chamou de "desmoralização da polícia paraense", o senador relatou o caso dos dois policiais militares foram assaltados, que tiveram seus coletes e pistolas levados pelos bandidos e depois foram empurrados no canal de esgoto.
- Chegamos à desmoralização da polícia, e quando se chega à desmoralização de uma polícia se entra no caos. A segurança pública do estado do Pará está no caos - disse o senador.
Mário Couto também criticou a área de saúde do Pará que, segundo ele, também passa por dificuldades. Ele lembrou que dezenas de bebês morreram na Santa Casa de Belém ano passado.
Em apartes, os senadores Papaléo Paes (PSDB-AP) e Mão Santa (PMDB-PI) elogiaram o discurso do colega e testemunharam que a segurança pública e a saúde do Pará passam por sérios problemas.
29/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto pede que Ministério Público acione governo do Pará por caos na segurança pública
Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará
Mário Couto protesta contra política de segurança pública no Pará
Mário Couto cobra investimentos em segurança pública
Mário Couto protesta contra o caos no sistema público de saúde
Mário Couto apela por recursos para segurança no interior do PA