Mário Couto pede que Ministério Público acione governo do Pará por caos na segurança pública
Ao apresentar dados demonstrando o aumento da criminalidade em seu estado, bem como a falta de condições mínimas para a atuação dos órgãos de segurança pública, o líder da minoria, senador Mário Couto (PSDB-PA), comunicou o envio de ofício ao Ministério Público do Pará, sugerindo a adoção de medidas urgentes visando responsabilizar a governadora Ana Júlia Carepa por não conseguir debelar o aumento da violência no estado.
Além de criticar os baixos salários pagos no Pará para membros das polícias civil e militar, em relação a outros estados brasileiros, Mário Couto considerou também insuficiente o efetivo de policiais - de apenas 11 mil - para o tamanho da população do estado, que atualmente chega a 7 milhões de pessoas.
- Desde o ano passado, venho dizendo que o Pará é o estado mais violento do Brasil, e, de lá para cá, nada foi feito. Em 2006, 415 pessoas foram assassinadas lá. Em 2007, somente no primeiro semestre, o número já era maior. Em 2008, se a proporção continuar, nós vamos chegar - tomara que eu esteja errado - a mais de mil assassinatos na grande Belém. É ou não é uma guerra? É ou não é falta de responsabilidade do poder público? - questionou.
Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Papaléo Paes (PSDB-AP) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Mário Couto.
Aposentados
No início de seu discurso, Mário Couto, comentando pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS), defendeu a aprovação de dois projetos, em tramitação na Câmara, que beneficiam aposentados, por meio da eliminação do fator previdenciário e da vinculação dos aumentos das aposentadorias à correção anual do salário mínimo. No caso de rejeição dos dois projetos pelos governistas, ele prometeu votar contra todas as propostas do governo no colégio de líderes.
03/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Segurança pública do Pará está um caos, afirma Mário Couto
Mário Couto pede que Ministério Público investigue compra de 'kits' escolares superfaturados no Pará
Mário Couto protesta contra o caos no sistema público de saúde
Mário Couto parabeniza Ministério Público do Pará por investigar Federação de Futebol
Mário Couto critica falta de segurança pública no Pará
Mário Couto protesta contra política de segurança pública no Pará