Mário Couto convoca parlamentares a continuarem movimento em prol dos aposentados



O senador Mário Couto (PSDB-PA), em discurso nesta quarta-feira (4), convocou os parlamentares que apoiaram as manifestações favoráveis à recuperação dos valores de aposentadorias e pensões, iniciadas no segundo semestre de 2008, a continuar o movimento "fazendo ações cívicas para mostrar como vivem os aposentados deste país".

- Vamos ser mais contundentes este ano. Acabaram as vigílias, então vamos às ruas, vamos à rampa do [Palácio do] Planalto, fazer vigília. Se tiver que morrer, morre lá, no pé do presidente da República - disse.

O parlamentar acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter "faltado com a verdade" com os aposentados ao prometer, durante a campanha, extinguir o fator previdenciário.

- E hoje, trata-os como mendigos, como inimigos ou como se não valessem nada - protestou o senador.

Mário Couto também cobrou a votação, na Câmara, das proposições que beneficiam os aposentados, aprovadas no ano passado pelo Senado. Ele pediu, ainda, que seja confirmado para a próxima quinta-feira um encontro com o presidente daquela Casa, Michel Temer, para debater a tramitação dos projetos.

As propostas que beneficiam os aposentados, em tramitação na Câmara, são o Projeto de Lei do Senado (PLS) 296/03, que extingue o fator previdenciário; o Projeto de Lei da Câmara 42/07, com origem no Executivo, ao qual o Senado apresentou emenda estendendo aos benefícios pagos a aposentados e pensionistas a mesma política de reajuste do salário mínimo; e o PLS 58/03, que recompõe o valor das aposentadorias, equiparando-o ao do mesmo número de salários mínimos da data de sua concessão.



04/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede esforço em prol dos direitos dos aposentados

Paim comemora adesões ao movimento em prol de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto defende aposentados

Mário Couto comemora aumento aos aposentados

Mário Couto: 'Mais uma vez enganaram os aposentados'

Mário Couto: governo humilha os aposentados