Mário Couto critica medida que prejudica pescadores artesanais
O senador Mário Couto (PSDB-PA), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (3), acusou o governo federal de irresponsável, por causa da edição da Instrução Normativa 166/07, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A instrução disciplina a pesca de emalhe, ou seja, com utilização de redes em formato retangular que ficam presas com flutuadores e pesos. Na opinião do senador, a medida prejudica os pescadores artesanais, tornando-os "mais miseráveis do que já estão".
Mário Couto elogiou a atitude do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que anunciou a suspensão da medida por 120 dias, já que vinha sendo criticada por pequenos pescadores por trazer "graves transtornos ao setor".
- O senador Jucá foi coerente ao dizer aos pescadores que estão livres das garras daqueles que nem conhecem o que é a pesca artesanal e que, trancados em seus gabinetes, tomam decisões que podem levar o cidadão a passar fome - disse.
Açaí
Mario Couto também comentou a notícia de que o açaí paraense está causando mal de chagas, conforme se noticiou mês passado. A crise, disse o senador, pode causar o fim de 125 mil empregos no Pará, o maior produtor do país. Ele pediu que o governo ajude o estado e não permita que "boatos como esse se espalhem", assegurando que o açaí para exportação não corre nenhum risco de contaminação. O parlamentar disse ainda que as ocorrências de dengue estão aumentando no estado e pediu providências.
03/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto diz que CSS prejudica a população
Mário Couto denuncia irregularidades em colônias de pescadores do Pará
Mário Couto aponta fraudes no pagamento de seguro desemprego para pescadores
Arthur Virgílio critica medida paulista que prejudica o Amazonas
Garibaldi saúda mobilização política dos pescadores artesanais
VOLTA À CAS PROJETO SOBRE SEGURO DOS PESCADORES ARTESANAIS