Garibaldi saúda mobilização política dos pescadores artesanais



Ao narrar sua participação em ato público promovido pelo Sindicato Nacional dos Pescadores Artesanais na praia de Caiçara do Norte, no litoral norte de seu estado, o senador Garibaldi Alves Filho comemorou o recente processo de organização política da classe dos pescadores.

- Os pescadores eram esquecidos pelas práticas governamentais porque não atuavam, não se faziam lembrar, não reivindicavam. A convocação da Federação Nacional da Pesca conseguiu mobilizar os pescadores, que comemoram o que já conquistaram e se lançam à conquista de novos pleitos - disse o Garibalbi, em referência à Lei Nacional da Pesca, aprovada pelo Congresso em junho deste ano após dez anos de tramitação.

O senador ressaltou que, graças à nova legislação, os pescadores artesanais têm mais segurança em suas práticas no mar, mas também sabem explorar melhor a força política que têm em terra.

Segundo Garibaldi, o ato, chamado de "Grito da Pesca", reuniu mais de 3 mil pessoas, entre elas o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, toda a bancada do Rio Grande do Norte no Senado, além de deputados e outras autoridades.

Excessos

Entre as questões discutidas no ato público, disse Garibaldi, os pescadores incluíram o que consideram excessos na fiscalização por parte do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

- Há grande revolta em relação aos métodos utilizados. Eles dizem que o que querem é trabalhar e produzir - disse o senador.



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede solução para pescadores artesanais

VOLTA À CAS PROJETO SOBRE SEGURO DOS PESCADORES ARTESANAIS

Deputado inclui pescadores artesanais nas Frentes de Trabalho

Pescadores artesanais poderão comprar diesel com preço reduzido

Mário Couto critica medida que prejudica pescadores artesanais

Projeto antecipa pagamento de seguro-desemprego a pescadores artesanais