Mário Couto denuncia crescimento da criminalidade e apatia do governo do Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) alertou, nesta segunda-feira (2), para a violência que está tomando conta do estado do Pará. Segundo revelou, os Correios precisam pagar "pedágio" a bandidos para que os carteiros possam entregar correspondência em alguns bairros de Belém. O senador também disse ter acreditado na promessa de combate à violência feita antes da eleição pela governadora Ana Júlia Carepa, mas seus dois filhos foram assaltados há 15 dias.

- Ela prometeu muito. Ela se comprometeu com o povo do Pará. Ela afirmou, em quase todos os palanques, que iria combater a violência no meu estado, e não está combatendo. Estamos, no Pará, nas mãos dos bandidos traficantes, nas mãos dos mais perigosos bandidos que se concentraram ali para fazer pura maldade ao povo paraense. Pior é que não se vê nenhuma providência ser tomada - lamentou.

Mário Couto mostrou um exemplar do jornal paraense O Liberal, cujas principais manchetes eram sobre crimes, violência e envolvimento da polícia com os traficantes. Ele denunciou a impunidade dos criminosos e disse que todos sabem onde estão localizados os pontos de venda de drogas, mas somente a polícia não vê. O senador sustentou que não será possível ter uma polícia "limpa" se não lhe for dada a formação adequada e anunciou ter encaminhado requerimentos ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal, ao governo do Pará e ao Ministério Público pedindo providências.

- A polícia - diz o jornal - está pegando dinheiro dos traficantes de droga. E os líderes comunitários dos bairros - dizem aqui no jornal - já viram, por várias e várias vezes, carro da polícia na porta de traficantes. O que estão fazendo ali? Recebendo dinheiro para não ver nada. E quem fala ao jornal amanhece morto; matam. É assim que está o meu querido estado do Pará - denunciou.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) solidarizou-se e lamentou, em aparte, a situação em que se encontra o Pará. Ele observou que a violência e a criminalidade desencorajam quem está investindo no estado e o investidor que pretenda se instalar ali. Mozarildo acrescentou que o governo Lula e o governo de Ana Júlia Carepa não têm política para a Amazônia e que essa falta de visão é resultado de "uma ideologia retrógrada, um marxismo ultrapassado, que nem Rússia e Cuba usam mais".



02/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto reitera denúncia de crescimento da violência no Pará

Mário Couto denuncia propaganda irregular na distribuição de 'kits' escolares pelo governo do Pará

Mário Couto denuncia empobrecimento do Pará

Mário Couto denuncia violência e corrupção no Pará

Mário Couto denuncia fraude no Detran do Pará

Mário Couto denuncia 'corrupção generalizada' no Pará