Mário Couto e Flexa Ribeiro protestam contra maneira como se procede a votação dos vetos



Os senadores Mário Couto (PSDB-PA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticaram nesta quarta-feira (13), em Plenário, a votação em bloco de mais de 900 dispositivos de projetos de lei vetados pelo presidente da República, como ocorreu na sessão do Congresso realizada na semana passada.

Mário Couto manifestou sua preocupação com a análise do veto parcial ao PLV 18/06, que garantia às aposentadorias e pensões o mesmo índice de reajuste concedido ao salário mínimo em 2006, que deve ocorrer na sessão do Congresso desta quarta-feira (13).

A análise em uma única sessão de inúmeros itens vetados, "sem a discussão adequada", na opinião do senador, não deveria se repetir. Mário Couto argumentou que, sem que os parlamentares prestem atenção ao que estão votando "não haverá a menor chance de derrubar o veto".

- Me nego a subir à tribuna para discutir o veto da maneira que fizemos na semana passada - declarou.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também registrou sua preocupação com a votação em bloco de vetos que considera importantes, como os que tratam da Superintendência Regional da Amazônia (Sudam), da Superintendência Regional do Nordeste (Sudene), e da aposentadoria de funcionários dos Correios.

Em resposta aos parlamentares, o presidente do Senado, José Sarney, sugeriu que apresentem pedido de destaque dos vetos que desejam para que a cédula de votação seja separada. Sarney também se disse "de acordo" com a indagação dos parlamentares, mas justificou a adoção dessa forma de votação diante do acúmulo de vetos a serem analisados. Ele acrescentou que tenta modificar esse quadro colocando a apreciação dos vetos em dia com a marcação das sessões nesse formato. Se os vetos fossem votados com discussão individual, explicou Sarney, seriam necessárias 206 sessões do Congresso.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto e Flexa Ribeiro repudiam invasão da Estrada de Ferro Carajás

Flexa Ribeiro defende Mário Couto de acusações do PT e diz que objetivo é 'calar a voz' do colega

Flexa Ribeiro pede apreciação dos vetos e votação de reajuste de aposentadorias pela Câmara

Mário Couto protesta contra demora na votação de projetos que beneficiam aposentados

Flexa Ribeiro elogia iniciativa de examinar vetos

Flexa Ribeiro homenageia Mario Covas