Mário Couto quer devolução de valores pagos a ex-servidor



Em sessão plenária nesta sexta-feira (28), o senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou a apresentação de uma solicitação à Mesa do Senado para que seja cobrada a devolução dos pagamentos recebidos, a título de salário, pelo atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Luiz Antônio Pagot. De acordo com o senador, Pagot recebeu do Senado mais de 400 mil reais, em valores atuais, no período de 1995 a 2002, acumulando o cargo de secretário parlamentar do então senador Jonas Pinheiro e a função de diretor-superintendente da empresa Hermasa, do atual governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

Mário Couto disse que já havia feito este pedido à administração anterior do Senado, mas não obteve resultados, e que o Ministério Público também está acionando Pagot para cobrar a devolução aos cofres públicos dos valores recebidos indevidamente.

Ele aproveitou para informar ter recebido comunicação na noite de quinta-feira (27) dando conta de que foi arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma tentativa de ação movida pelo diretor do Dnit contra o senador. O diretor-geral buscava processar Mário Couto alegando que o senador havia feito acusações sem provas a respeito de desvios na gestão de Pagot à frente do Dnit.

- Ainda que tenha sido arquivada, esta tentativa de Pagot deixa clara a dificuldade que tem um senador da República de fiscalizar o governo. Mostra também o desejo que tem o governo de intimidar um senador, para que ele se cale e não lute pelos direitos daqueles que merecem uma vida mais digna.

O parlamentar foi o autor de duas propostas de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias de irregularidades e desvios em licitações ocorridas no Dnit. Os dois pedidos receberam as assinaturas necessárias, mas não culminaram com a instalação da comissão, lamentou Couto.

- Por que tanto medo dessa CPI? O que se conclui é que se está dando um aval para que Pagot faça o que quiser. O Tribunal de Contas da União já tem inúmeros processos demonstrando irregularidades e desvios no Dnit, onde a corrupção começa nas licitações. Tu és muito bem protegido, Pagot, mas devia estar longe, devia estar na cadeia - disse Couto.

Aposentados

Mário Couto também comentou a questão do reajuste das pensões e aposentadorias, afirmando sua esperança de que até a própria terça-feira (1º) já seja conhecida a decisão final do governo sobre o reajuste que será concedido aos proventos dos aposentados do país.

28/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aneel nega novamente devolução de valores pagos a mais pelos consumidores

Aprovado prazo de 15 dias para devolução de valores pagos indevidamente pelo consumidor

Mário Couto cobra de Garibaldi devolução de MPs

Capiberibe quer notas fiscais com valores dos impostos pagos

Mário Couto pede prisão de Pagot e devolução de recursos públicos roubados do Dnit

Mário Couto quer PAC da saúde