Mário Couto quer PAC da saúde



Depois de cobrar a elaboração do PAC da segurança, que deverá ser lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva até junho, o senador Mário Couto (PSDB-PA) reivindicou nesta segunda-feira (23) um pacote de medidas semelhantes para a saúde. Para endossar seu pleito, apresentou dados publicados pelo jornal O Liberal sobre a incidência de malária e dengue no Pará. Em 2005, a malária fez 120.785 vítimas no estado. Em relação à dengue, o jornal revelou que, a cada sete dias, cem novos casos são registrados em Belém, capital paraense.

Mário Couto considerou inacreditável a incidência de malária em Anajás, município de 20 mil habitantes na Ilha de Marajó. Segundo O Liberal, foram contabilizados 11 mil casos na cidade em 2005. O parlamentar também se insurgiu contra secretários do governo Ana Júlia Carepa (PT), que teriam declarado ao jornal não saber se existia ou não epidemia de dengue no Pará.

- Isso dá uma sensação de incompetência e irresponsabilidade - afirmou.

Ainda em relação à dengue, Mário Couto informou que apenas 28 dos 146 municípios do Pará receberam verbas federais para combate à doença. Além de protestar contra o reduzido número de cidades atendidas, o senador criticou os valores repassados, como os R$ 2.304 reais destinados a Anapu.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) também se disse estarrecido com as estatísticas apresentadas pelo representante do Pará. O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) pediu a Mário Couto que lesse matéria da revista Veja com críticas à gestão de Ana Júlia, mas o parlamentar disse que preferia esperar um pouco mais para avaliar o governo paraense em Plenário.



23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto diz que PT quer ditadura no Senado

Mário Couto lamenta situação da saúde no país

Mário Couto critica sistema de saúde do Pará

Mário Couto quer CPI para investigar Palocci

Mário Couto quer apoio do PDT para CPI do DNIT

Mário Couto quer devolução de valores pagos a ex-servidor