Mário Couto registra sua insatisfação diante da absolvição de Renan



Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Mário Couto (PSDB-PA) registrou sua insatisfação diante do resultado da sessão extraordinária do Senado Federal da última quarta-feira (12), que, por 40 votos contrários, 35 favoráveis e 6 abstenções, rejeitou o projeto de resolução que recomendava a perda de mandato, por quebra de decoro parlamentar, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O presidente do Senado respondeu a esta primeira representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por supostamente ter tido despesas pessoais pagas por um lobista.

Para Mário Couto, há que se lamentar não apenas o resultado da votação, mas a forma como foi realizada - voto secreto, em sessão secreta, conforme determinam a Constituição federal (art. 55) e o Regimento Interno do Senado (art. 197). Ele defendeu a revisão imediata dessas regras, e criticou, ainda, o recurso à abstenção. Para ele, os seis senadores que fizeram essa opção cometeram a "mais absoluta e cruel covardia com o povo brasileiro".

- Infelizmente, a crise não acabou. Há mais processos vindo por aí. Por isso, nessas próximas semanas, vamos abrir o voto. É o que a população exige; é o que o Brasil quer - disse.

Ao comentarrepercussão, pela imprensa, da decisão do Senado, durante o fim-de-semana, Mário Couto destacou a coluna semanal do jornalista Elio Gaspari, intitulada "Há 46 senadores no lixo, mas não o Senado". Ao se referir ao PT, Couto afirmou que o episódio da última quarta-feira "serviu para que muitos dos que se escondiam atrás das máscaras pudessem mostrar suas verdadeiras faces".

- Será que o PT, outrora, na ansiedade de tomar o poder no país, cometeria o mesmo erro? São verdadeiros lobos vestidos em pele de cordeiro. Que a sociedade brasileira saiba que a oposição, nessa Casa, apesar de ética e respeitosa, não é babaca. Não nos reuniremos mais com Renan Calheiros. Não teremos mais diálogo com o presidente - afirmou.



17/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto registra sua insatisfação diante da absolvição de Renan

Mário Couto se diz decepcionado com absolvição de Renan pelo Senado

Mário Couto registra ação do MP contra ex-governadora do Pará

Suplicy não vê responsabilidade do PT na absolvição de Renan

Eduardo Suplicy registra absolvição de líder social

Cristovam diz que absolvição de Renan diminuirá o Senado