Mário Couto volta a alertar para a violência no Pará



Lamentando ter de tocar num tema "angustiante", o senador Mário Couto (PSDB-PA) discursou nesta segunda-feira (9) sobre a onda de violência que "a cada semana deixa uma família de luto". A gravidade da situação, explicou ele, justifica a retomada do assunto, sobre o qual fez vários discursos no ano passado.

- Nós, senadores, precisamos falar disso com insistência e cobrar ação do governo e do Ministério Público - conclamou o parlamentar.

Para mostrar que não está exagerando sobre o quadro da segurança pública em seu estado, o senador exibiu exemplar do jornal O Liberal desta segunda que traz reportagem com números alarmantes: em janeiro foram registradas 106 mortes violentas no Pará, sendo 78 assassinatos.

O jornal trouxe, além de estatísticas, relatos dramáticos e fotos de pessoas executadas, inclusive cidadãos comuns, como um pescador que teve uma perna retirada pelos bandidos e um casal que foi assaltado e morto dentro de um cemitério. "Só as mortes de janeiro superam todas as ocorrências do segundo semestre de 2008", informa O Liberal.

Mário Couto cobrou medidas para resolver o problema por parte da governadora Ana Júlia Carepa (PT), já que, só no ano passado, o número de crimes registrados teria crescido 40%, a despeito, segundo ele, das promessas eleitorais de Ana Júlia. O senador informou que um parente da governadora também foi assassinado.

- Ao contrário do que diz a governadora, a culpa não é dos governos anteriores. Ela tem de assumir a responsabilidade - afirmou o parlamentar.

A prova de que o Pará "está sem rumo", de acordo com Mário Couto, é que a governadora reabilitou o delegado-geral da Polícia Civil do estado, Raimundo Benassuly. Ele havia sido afastado do cargo depois de chamar de "débil mental" uma adolescente presa com homens numa cela da cidade de Abaetetuba.



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto volta a cobrar ações do governo no combate à violência

Mário Couto volta a criticar governadora do Pará

Mário Couto alerta para volta da inflação

Mário Couto alerta para volta da inflação

Mário Couto volta a defender reajuste para os aposentados

Mário Couto volta a denunciar corrupção no Detran do Pará