Marisa Serrano aponta incompetência do governo no combate à escalada inflacionária




A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) acusou nesta segunda-feira (2) o governo federal de não dar a devida prioridade no enfrentamento de problemas graves da economia brasileira.

- A elevação dos juros, as altas inflacionárias e o aumento da carga tributária, têm sido tratados de maneira esquiva, apenas como se fosse mais um jogo entre situação e oposição - afirmou.

A parlamentar avaliou como sendo inadmissível o fato de um documento do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) ter considerado a escalada inflacionária como assunto "meramente propagandístico", sem dar a importância que merece.

- A inflação acumulada dos últimos 12 meses já chega a 6,3%, quase no limite máximo de tolerância estipulado pelo próprio governo que é de 6,5%. O centro da meta, fixado em 4,5%, dificilmente será cumprido - alertou.

Mencionando outros exemplos de má gestão do governo federal, Marisa Serrano citou o risco de racionamento de gasolina, devido à falta de álcool anidro, que é misturado para tornar aquele combustível menos poluente. De acordo com ela, o problema da falta de álcool poderia ter sido contornado se o Executivo tivesse se preocupado em criar estoques reguladores ou ampliar a oferta de linhas de crédito para usineiros de cana-de-açúcar.

Com relação à falta de capacidade dos aeroportos brasileiros, Marisa Serrano também acusou o governo de não agir no tempo correto, demorando demais para decidir pela privatização.

- Da mesma forma presenciamos o que acontece com os aeroportos brasileiros. O governo também esperou chegarmos a uma situação-limite. Deixou o Brasil correr o risco de passar pelo vexame de não ter aeroportos em condições de atender às demandas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para abrir o processo de concessão de aeroportos de algumas capitais à iniciativa privada - afirmou.



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano acusa governo de incompetência na área da saúde

Alvaro Dias aponta escalada inflacionária

Marisa Serrano aponta descaso do governo com setores essenciais

César Borges: Brasil enfrenta escalada inflacionária

Valadares alerta para a escalada inflacionária dos alimentos

Marisa Serrano aponta alternativas para acesso a dados do TCU