Marisa Serrano cobra explicações para falhas no Enem e pede prioridade para Educação
As falhas na aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana, levaram a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) a dirigir duras críticas à atuação do governo federal no âmbito da Educação, cobrando explicações do ministro Fernando Haddad.
Ela observou, em discurso no Plenário, nesta segunda-feira (8), que pelo segundo ano consecutivo o Enem apresenta falhas graves, a ponto de as provas serem canceladas, enquanto o país mais uma vez apresenta mau desempenho no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com Marisa Serrano, apesar de ocupar a 73ª posição no índice geral, ao levar em consideração a desigualdade na distribuição de renda, Educação e Saúde, o Brasil cai para 102º.
Para a senadora, ao contrário do que a presidente eleita Dilma Rousseff afirmou em entrevistas poucos dias após sua vitória, a Educação não está bem encaminhada, quando deveria ser uma prioridade do governo federal.
- Não posso admitir que uma presidente eleita não coloque a Educação como prioridade nacional, que ache que ela está muito bem e não precisa mais de ajustes porque vai muito bem. Não vai não, presidente Dilma - afirmou a senadora.
Plano Nacional de Educação
Ela observou que o Plano Nacional de Educação, aprovado no ano 2000, com uma vigência de 10 anos, foi largamente discutido naquela ocasião. Desta vez, porém, avalia Marisa Serrano, não há o meu grau de preocupação e de debate sobre o assunto.
- Nós estamos esperando que o Governo mande o nosso novo Plano Nacional de Educação para esta Casa, para que possamos discutir as suas propostas, aquilatar as propostas exequíveis para a nossa Educação e que, principalmente, possamos ter um planejamento para a nossa educação, em curto e em médio prazo - declarou.
Marisa Serrano também mencionou um estudo da organização não-governamental Todos Pela Educação baseado em dados da Prova Brasil de 2008, cujos dados indicam que somente 25% dos alunos que chegam à 4ª série do ensino fundamental aprenderam matemática em níveis mínimos esperados. Dos que chegam à 8ª série, até então a última série do ensino fundamental, já que agora há o 9º ano, apenas 14% aprendem a disciplina. E isso, segundo afirmou, é um desprestígio e um desalento para o país.
Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou a senadora, detectou que um em cada dez jovens abandona a escola antes de concluir os estudos, o que, no entendimento da senadora, demonstra a má qualidade do ensino. Outro dado, do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mostra que 47% dos professores da educação básica não têm formação adequada, não estão no lugar certo e não sabem o suficiente do conteúdo da disciplina que lecionam.
Para Marisa Serrano, não adianta priorizar Saúde e combate à violência sem focar na Educação, já que, sem ela, o povo é menos saudável, fica menos bem informado e é mais violento.
08/11/2010
Agência Senado
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